PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Carambeí ganha monumento em homenagem ao tropeirismo

Campos Gerais

27 de julho de 2021 22:00

Da Redação


Relacionadas

Carro invade faixa contrária e atinge 3 veículos na BR-153

Municípios da região preparam finanças para o final de ano

Prudentópolis busca valorizar produção de mel e cracóvia

Tarifa de ônibus em Telêmaco terá reajuste a partir de outubro
Jaguariaíva organiza evento para a retomada do turismo
Chefias regionais participam de reunião em Tibagi
Imbaú se organiza para receber órgão da Defesa Civil
Obra foi elaborada pelo escultor Ladislau Chary Filho Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Obra foi elaborada pelo escultor Ladislau Chary Filho

A Prefeitura Municipal de Carambeí iniciou as obras que revitalizarão as rotatórias de acesso à Avenida dos Pioneiros. Os espaços ganharão mais cores com paisagismo e contarão com elementos históricos como o “Monumento do Tropeiro”, instalado nesta terça-feira,27.
Carambeí que integra a “Rota dos Tropeiros” foi rota de passagem do movimento, que tinha a Casa da Sinhara como local de parada para descanso e alimentação dos homens e animais. O “Monumento do Tropeiro” destaca Carambeí nesse importante contexto histórico ocorrido nos séculos XVII, XVIII e XIX.
O movimento tropeiro se baseava na condução do gado, de Viamão (Rio Grande do Sul), para Sorocaba (São Paulo) se estendendo ao Rio de Janeiro, Minas Gerais e, ao mesmo tempo, levavam consigo bens essenciais para o interior. Foi fundamental para fomentar o desenvolvimento do interior e estimular a fixação das populações e ainda deixou um legado cultural que está presente na gastronomia, vestuário, vocabulário, entre outros.
O “Monumento dos Tropeiros” é mais uma obra do escultor Ladislau Chary Filho. Ele é autodidata e tem uma história de mais de 40 anos de trabalho marcado pela criação de importantes obras espalhadas nos Campos Gerais, em outras cidades paranaenses e até no exterior. Em Carambeí seu trabalho tem destaque no Parque Histórico, também em uma obra na rotatória da Avenida dos Pioneiros que faz referência ao agricultor e agora na rotatória de acesso ao município, além de outras pertencentes a acervos particulares.
PUBLICIDADE

Recomendados