PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Arapoti garante apoio para moradores em situação de rua

Campos Gerais

29 de julho de 2021 17:00

Da Redação


Relacionadas

Sandro Alex pede ampliação da frota do Samu da região

Turismo de Tibagi debate ações para o Parque do Guartelá

Comitê atua para estimular o desenvolvimento regional

Aliel repassa R$ 1 milhão para custear obras em Carambeí
Prefeito Henrique Carneiro inaugura obra em Piraí do Sul
Carambeí adere a programa que previne casos de corrupção
Arapoti fiscaliza a execução de protocolos nas escolas
Ações da equipe de Assistência Social ocorrem desde o início do inverno Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Ações da equipe de Assistência Social ocorrem desde o início do inverno

A equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Arapoti continua fazendo as rondas noturnas em busca de pessoas em situação de rua nas noites frias. Essa ação vem sendo realizada desde o início do inverno. Nesta semana, foi providenciado um local para que essas pessoas possam passar a noite protegidas. No espaço estão disponíveis colchonetes e cobertores, além de chuveiro quente para banho e material de higiene pessoal. Também haverá fornecimento de alimentação e máscaras para proteção contra o coronavírus.

A Assistência Social também contará com o apoio da Polícia Militar, que comunicará a Equipe de Abordagem Social caso encontre alguma pessoa em situação de rua durante suas rondas pela madrugada. Informações sobre pessoas em situação de rua podem ser encaminhadas através do Whatsapp para o número (43) 3512-3188. A equipe de Abordagem Social do CREAS irá até o local fazer o atendimento. Esse telefone recebe apenas mensagens de texto, áudios e fotos até a meia noite, não estando disponível para ligações.


Ação temporária

Conforme explica a secretária municipal de Assistência Social Osicléia Carneiro, essas ações foram planejadas para enfrentar a situação imediata, em razão das previsões de temperaturas baixas nesses dias.

Osicléia esclarece ainda que toda a atuação segue as orientações técnicas da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Estado do Paraná (SEJUF), que ressalta que as adversidades como as questões climáticas apontadas devem intensificar as ações de proteção social e garantia de direitos, mas a continuidade das ações, programas, serviços e benefícios é essencial para a manutenção a autonomia e convivência dessas famílias e indivíduos em no nosso cotidiano. “Que é o que fazemos continuamente nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e no CREAS”, acrescenta.


Acompanhamento 

A equipe do CREAS faz o acompanhamento dos moradores em situação de rua. Alguns são residentes de Arapoti e não vão para casa de familiares por conflitos. Outros são migrantes e estão de passagem pelo município. “Ao atendê-los precisamos respeitar suas particularidades e seus direitos, como o de decidir onde querem ficar ou pra onde querem ir”, acrescenta Osicléia.


Cobertores 

A Secretaria Municipal de Assistência Social fornece cobertores às pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social no município. A distribuição para quem necessita do item é feita através dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) responsáveis pelo atendimento da região onde as pessoas contempladas residem.

- CRAS Central: (43) 3512-3040

- CRAS Vila dos Funcionários: (43) 3512-3074

- Assistência Social Calógeras: (43) 3617-1158

PUBLICIDADE

Recomendados