Saúde de Carambeí inaugura nova sala de vacinas em UBS | aRede
PUBLICIDADE

Saúde de Carambeí inaugura nova sala de vacinas em UBS

Demanda reivindicada há anos foi entregue nesta terça-feira (3)

Demanda reivindicada há anos foi entregue nesta terça-feira (3)
Demanda reivindicada há anos foi entregue nesta terça-feira (3) -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Demanda reivindicada há anos foi entregue nesta terça-feira (3)

A Secretaria Municipal de Saúde de Carambeí inaugurou, nesta terça-feira (3) a Sala de Vacinação na Unidade Básica de Saúde (UBS/AFCB). Antigo sonho da comunidade, o espaço era reivindicado há anos pelos profissionais da UBS. Agora, o local contará com o serviço de imunização estendido para todas as faixas etárias. A unidade, que é a única no município que desenvolve atividades dentro do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), é a primeira a contar com o serviço de vacinação em sua estrutura física.

A médica Lenise Loureiro da Cunha, comenta que a Sala de Vacinas é uma necessidade desde 2011 quando foi implantado o programa ESF. Nós lutamos muito para termos esse benefício próximo as famílias que atendemos, pois o nosso trabalho é pautado no tratamento preventivo e a vacinação é uma grande arma de prevenção de inúmeras doenças. Com o serviço disponibilizado aqui o controle do cumprimento da vacinação desde os recém-nascidos até os idosos que pertencem a nossa área de abrangência será mais simplificado com os dados disponibilizados direto no nosso sistema de controle”, completa. 

A secretária municipal de Saúde, Juliane Dorosxi conta que desde o início do ano vem trabalhando para a implantação desse serviço na UBS/AFCB, sendo uma das determinações da administração municipal no sentido de levar a saúde preventiva mais próxima da população. Ela explica que esse processo seguiu todas as normas repassadas pela terceira Regional de Saúde como aquisição de equipamentos, adequação da sala, capacitação e dimensionamento de profissionais, credenciamento e avaliação do Estado.

Ela explica a Sala de Vacinas contará com uma profissional técnica e capacitada, a enfermeira Ana Daniel e  que todas as vacinas de rotina oferecidas pelo SUS serão ministradas. “A exceção é a BCG que continua nas quartas-feiras no Centro Municipal de Saúde em função da dispensação do frasco multidose com validade curta após abertura”, detalha.

Juliane esclarece que a escolha da UBS/AFCB foi determinada por ser a única a trabalhar com o programa ESF que tem a delimitação da área de abrangência, o número previsto de famílias sob sua responsabilidade, o diagnóstico da situação de saúde e ações definidas. Acrescenta ainda que a distância da população assistida com a Sala de Vacinas do Centro Municipal de Saúde (CMS), também foi determinante.

Para a prefeita Elisangela Pedroso a entrega da Sala de Vacinas para as comunidades assistidas pela UBS/AFCB integra seus objetivos de facilitar cada vez mais o acesso da população aos serviços de saúde. “Desde o início da administração a nossa preocupação está em proporcionarmos melhorias no sistema público de saúde, levarmos os serviços mais próximos da comunidade, oferecermos infraestrutura adequada para os atendimentos, agilidade nos processos de consultas e exames. Estamos abrindo novos caminhos para que a nossa população possa contar com melhores serviços e acima de tudo tenham atendimentos humanizados. Estamos trabalhando para valorizar o que temos de melhor, a nossa gente”, ressalta Elisangela.

A prefeita destaca que o empenho e dedicação dos envolvidos em torno desse trabalho junto a terceira Regional de Saúde beneficiará as comunidades do bairro AFCB, Areião, Nogueira e Pilatos, todos atendidos nesta unidade. A inauguração da Sala de Vacinas foi marcada com a aplicação do imunizante contra a gripe H1N1 em um menino de nove anos, morador da AFCB. Estavam presentes, entre outros, a equipe da UBS/AFCB e os vereadores Diego Macedo, Eclaiton Bueno, Antonio Xóxa, Paulo Valenga, Sérgio Luís de Oliveira, Deleon Betim e Ilson Caninana. 

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE