PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Ipiranga realiza novas ações de incentivo aos produtores rurais

Campos Gerais

15 de outubro de 2021 17:02

Da Redação


Relacionadas

Governo publica edital de concessão do Cânion Guartelá

Prefeitura de Irati inicia o programa ‘Saúde na Escola’

Castro projeta modernização no sistema de coleta de lixo

Bispo é internado para tratar de nódulos na garganta
Carambeí promove ações de combate à violência doméstica
CMEIs de Cândido de Abreu recebem investimento
Em Castro, Moacyr Fadel autoriza obras do novo CRAS
Parceria com a Coopegera define estratégias de fomento no município Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Parceria com a Coopegera define estratégias de fomento no município

O município de Ipiranga promove uma série de ações visando o fomento da produção na área rural. Para avançar cada vez mais na criação de rebanhos, a prefeitura consolidou uma parceria junto à Cooperativa dos Produtores de Ovinos e Caprinos dos Campos Gerais (Coopegera). Na quinta-feira (14), o secretário municipal de agropecuária, Faustino Pereira Filho, esteve reunido com a diretoria da empresa para a realização de um treinamento com a equipe técnica.

Nesta oportunidade, o responsável pela pasta conheceu alguns dos procedimentos utilizados para o levantamento das propriedades que trabalham com rebanhos ovinos. As ações fazem parte de um plano de trabalho que será executado até dezembro deste ano. O médico veterinário Izaltino Cordeiro dos Santos e o Zootecnista Jonathan William Andrade Ribeiro apresentaram os critérios técnicos e a metodologia referente à 1ª etapa. Esta fase contempla o mapeamento dos locais que atuam neste segmento e do interesse dos produtores.

Em acordo com a equipe técnica da Secretaria, ficou estabelecido uma agenda de trabalho com os produtores que tiveram suas propriedades e rebanhos avaliados. As ações terão início nas comunidades de Fumeiros, Lustosa e Olho d’Água. Serão feitas orientações sobre sistemas de produção, tipos de cruzamentos nos rebanhos, manejo nutricional e sanitários. Estas ações são princípios básicos previstos na 2ª etapa.

O secretário Faustino solicitou à equipe para preparar uma apresentação sobre o Plano de Fomento. A prefeitura já elabora um Encontro de Produtores, que será realizado no dia 29 de outubro com o propósito de motivar investimentos na produção de ovinos no município. De acordo com o responsável pela pasta, a reunião foi produtiva e cumpriu com a interação da equipe e com o objetivo principal de esclarecer sobre as metodologias e cronogramas dos trabalhos por etapas, para gerar informações confiáveis e com eficiência operacional.


Gestão investe no agronegócio

A gestão municipal de Ipiranga deu início a um novo projeto voltado para os produtores rurais. Com a Unidade Demonstrativa de Tecnologia e Difusão Agropecuária, o município pretende expor novas estratégias para ampliar a geração de renda entre os agricultores familiares e, consequentemente, fomentar a economia local. As empresas que se instalam neste espaço tem autonomia para escolher o tipo de cultura e a estratégia de manejo. Além disso, o local recebe projetos elaborados pela Secretaria Municipal de Agropecuária voltados diretamente ao setor. A estrutura também receberá dias de campo, que devem oferecer cursos de capacitação para os trabalhadores da zona rural.

PUBLICIDADE

Recomendados