Piraí do Sul é destaque no programa ‘Previne Brasil’ | aRede
PUBLICIDADE

Piraí do Sul é destaque no programa ‘Previne Brasil’

Município alcança o melhor desempenho na atenção primária entre todas as cidades da 3ª Regional de Saúde

Prefeito Henrique Carneiro parabenizou as equipes de saúde do município
Prefeito Henrique Carneiro parabenizou as equipes de saúde do município -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Município alcança o melhor desempenho na atenção primária entre todas as cidades da 3ª Regional de Saúde 

A cidade de Piraí do Sul ficou em 1ª lugar na avaliação do programa ‘Previne Brasil’, entre os municípios que compõem a 3ª Regional de Saúde. Com desempenho de 9.08 durante o 2º quadrimestre de 2021, Piraí também assumiu a 7º posição do Paraná. Atual modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), o ‘Previne Brasil’ é um programa do Ministério da Saúde que foi implementado para reestruturar a forma de enviar recursos aos municípios. A iniciativa visa o investimento nos cuidados básicos em saúde e busca incentivar as prefeituras a cadastrarem mais usuários nas unidades.

A proposta tem como princípio aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. Um dos componentes que fazem parte da transferência mensal aos municípios é o pagamento por desempenho. Para definição do valor a ser transferido neste componente, são considerados os resultados alcançados em um conjunto de indicadores que serão monitorados e avaliados no trabalho das equipes.

Esse modelo tem como vantagem o aumento, no registro, das informações e da qualidade dos dados produzidos. O monitoramento desses indicadores permite a avaliação do acesso, da qualidade e da resolutividade dos serviços prestados pelas equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária, viabilizando, desta forma, a implementação de medidas de aprimoramento das ações no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Os indicadores de pagamento por desempenho são monitorados individualmente a cada quadrimestre.

Os resultados dos indicadores de desempenho podem ser acompanhados pelo Portal da Secretaria de Atenção Primária (SAPS) do Ministério da Saúde e os municípios que têm ISF maior ou igual a 7 recebem certificado de APS de qualidade, como é o caso de Piraí do Sul. Para o Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, a implementação de novas diretrizes para a arrecadação de recursos para os serviços da Atenção Básica é bastante positivo, principalmente considerando as dificuldades que os municípios enfrentam para o financiamento dos serviços de saúde.

Prefeito parabeniza equipes de saúde

Para o prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro (DEM), a Secretaria de Saúde e os servidores merecem reconhecimento, pois conquistar o primeiro lugar na região só foi possível pelo árduo trabalho de uma equipe empenhada com a população. “Enquanto gestor público, deixo meu agradecimento e valorização a todos que se esforçaram para que os resultados fossem atingidos, fazendo do nosso município destaque regional na área da saúde em um momento tão atípico como este”, destacou o chefe do Executivo.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE