PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Piraí do Sul é destaque no programa ‘Previne Brasil’

Campos Gerais

15 de outubro de 2021 19:08

Da Redação


Relacionadas

Câmara de Piraí do Sul libera R$ 3 mi para execução de projeto

Telêmaco Borba anuncia novo plano para gestão de lixo

Palmeira altera sistema de atendimento na saúde

Tibagi realiza mutirão de empregos para a safra de 2022
Carambeí elabora programação para festividades natalinas
Jaguariaíva faz parceria para estruturar o turismo rural
Jovem é baleado no centro de Castro; veja o vídeo
Prefeito Henrique Carneiro parabenizou as equipes de saúde do município Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Município alcança o melhor desempenho na atenção primária entre todas as cidades da 3ª Regional de Saúde 

A cidade de Piraí do Sul ficou em 1ª lugar na avaliação do programa ‘Previne Brasil’, entre os municípios que compõem a 3ª Regional de Saúde. Com desempenho de 9.08 durante o 2º quadrimestre de 2021, Piraí também assumiu a 7º posição do Paraná. Atual modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), o ‘Previne Brasil’ é um programa do Ministério da Saúde que foi implementado para reestruturar a forma de enviar recursos aos municípios. A iniciativa visa o investimento nos cuidados básicos em saúde e busca incentivar as prefeituras a cadastrarem mais usuários nas unidades.

A proposta tem como princípio aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. Um dos componentes que fazem parte da transferência mensal aos municípios é o pagamento por desempenho. Para definição do valor a ser transferido neste componente, são considerados os resultados alcançados em um conjunto de indicadores que serão monitorados e avaliados no trabalho das equipes.

Esse modelo tem como vantagem o aumento, no registro, das informações e da qualidade dos dados produzidos. O monitoramento desses indicadores permite a avaliação do acesso, da qualidade e da resolutividade dos serviços prestados pelas equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária, viabilizando, desta forma, a implementação de medidas de aprimoramento das ações no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Os indicadores de pagamento por desempenho são monitorados individualmente a cada quadrimestre.

Os resultados dos indicadores de desempenho podem ser acompanhados pelo Portal da Secretaria de Atenção Primária (SAPS) do Ministério da Saúde e os municípios que têm ISF maior ou igual a 7 recebem certificado de APS de qualidade, como é o caso de Piraí do Sul. Para o Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, a implementação de novas diretrizes para a arrecadação de recursos para os serviços da Atenção Básica é bastante positivo, principalmente considerando as dificuldades que os municípios enfrentam para o financiamento dos serviços de saúde.


Prefeito parabeniza equipes de saúde

Para o prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro (DEM), a Secretaria de Saúde e os servidores merecem reconhecimento, pois conquistar o primeiro lugar na região só foi possível pelo árduo trabalho de uma equipe empenhada com a população. “Enquanto gestor público, deixo meu agradecimento e valorização a todos que se esforçaram para que os resultados fossem atingidos, fazendo do nosso município destaque regional na área da saúde em um momento tão atípico como este”, destacou o chefe do Executivo.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Recomendados