PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Irati lança programa 'Cidade Amiga do Idoso' nesta segunda

Campos Gerais

22 de outubro de 2021 14:49

Da Redação


Relacionadas

UEPG realiza inventário de sítios arqueológicos

Câmara de Piraí do Sul libera R$ 3 mi para execução de projeto

Telêmaco Borba anuncia novo plano para gestão de lixo

Palmeira altera sistema de atendimento na saúde
Tibagi realiza mutirão de empregos para a safra de 2022
Carambeí elabora programação para festividades natalinas
Jaguariaíva faz parceria para estruturar o turismo rural
Evento terá a participação do secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Toninho Costa Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Evento terá a participação do secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Toninho Costa

O município de Irati realiza nesta segunda-feira (25), o lançamento da 'Década do Envelhecimento Saudável' e do programa 'Cidade Amiga do Idoso'. O evento da Secretaria de Assistência Social, em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e o Comitê Intersetorial e Interinstitucional de Envelhecimento e da Cidade Amiga do Idoso, acontecerá na Associação dos Servidores Públicos Municipais de Irati, às 13h30. Está confirmada a presença do secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Toninho Costa, e da deputada federal, Leandre Dal Ponte, que é a articuladora desta ação no município.

O programa da 'Cidade Amiga do Idoso' tem a finalidade de incentivar os municípios a adotarem medidas para o envelhecimento saudável, garantindo qualidade de vida da pessoa idosa. Desde 2008, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem certificado as cidades que adaptam suas estruturas e serviços para que sejam acessíveis a idosos e promovam a inclusão desta população.

Desta forma, Irati fará parte de uma rede global focada em melhorar a qualidade de vida no envelhecimento, composta por 44 países, 1.141 cidades, 14 redes, envolvendo mais de 262 milhões de pessoas.


Irati será a 13ª cidade no PR

Existem apenas 600 cidades certificadas nas Américas por este selo que é conferido pela OMS e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). No Brasil, somente 18 cidades estão inseridas nesta rede da OMS e, no Paraná, 12 cidades recebem este título, por meio da ação da deputada Leandre, sob a coordenação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Pato Branco.

Irati se tornará o 13º município tendo um Plano Municipal que envolve todo o trabalho de políticas públicas para a pessoa idosa em que estão inseridos o Complexo Social Cidade do Idoso, o Condomínio do Idoso e outros serviços prestados pela Assistência Social e demais setores do poder público, privado e sociedade civil.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Sybil Dietrich, esta ação traz uma mudança de perspectiva rumo a uma sociedade acolhedora para todos, uma cidade que permite o envelhecimento ativo e saudável, fruto de uma construção coletiva e do cuidado que a administração tem com o seu povo. “Uma cidade amigável à pessoa idosa, permite o protagonismo social, fomenta o sentimento de pertencimento e coletividade, e que todos sintam-se cidadãos, resultando num futuro melhor para todos nós” afirmou.


Programação do evento:

13h30 às 13h45 - Credenciamento

13h46 às 14h30 - Abertura Oficial

14h31 às 14h50 - Apresentação das ações da pessoa idosa de Irati 

14h55 às 15h40 - Palestra com a professora médica geriatra, Karla Giacomin, com o tema A Importância do Envelhecimento Ativo e Saudável

15h41 às 16h - Abertura para discussão 

16h – Encerramento

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Recomendados