PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Carambeí amplia atendimento para deficientes visuais

Campos Gerais

25 de outubro de 2021 17:27

Da Redação


Relacionadas

Azul amplia voos no Paraná; veja os novos destinos

Conheça a história do bispo que inspirou Papai Noel

Empreendedores de Palmeira terão créditos com juro zero

Ação rápida de policiais salva vítimas de acidente
Noite histórica marca os 70 anos da Castrolanda
Telêmaco se organiza para receber etapa da Transparaná
Ventania recebe novo aparelho para auxiliar o setor de saúde
Convênio firmado entre a prefeitura municipal e Apadevi garante apoio e acessibilidade Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Convênio firmado entre a prefeitura municipal e Apadevi garante apoio e acessibilidade

A prefeitura de Carambeí firmou, recentemente, um convênio com a Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual (Apadevi). A parceria garante atendimento aos cidadãos com deficiência no Centro de Atendimento Educacional Especializado Nova Visão, em Ponta Grossa.

O convênio foi firmado no início do mês de outubro com as presenças do vice-prefeito, Jeverson Gomes da Silva (PDT), secretária municipal de Educação e Cultura, Kátia Harms, da diretora da Apadevi, Cilmara Buss de Oliveira e da pedagoga da instituição, Lucélia Aparecida de Lara.

Kátia, relatou que a associação disponibiliza atendimento especializado pedagógico, psicológico e serviço social para pessoas com deficiência visual. A Apadevi parte do princípio que a deficiência visual não tira a oportunidade da pessoa de aprender, desenvolver, ampliar seus conhecimentos e ter uma vida plena.

A secretária explica que, em anos anteriores, a instituição já atendia alguns moradores. A partir deste convênio foi incluído o sistema de transporte, que deve facilitar o acesso das pessoas que enfrentam dificuldades no deslocamento. Ela destacou que os alunos recebem apoio da equipe multidisciplinar composta de assistente social, psicólogo, médico oftalmologista e também atendimento pedagógico complementar, dentro das especificidades curriculares.

“O objetivo do convênio é contribuir na formação de valores, princípios, autonomia e garantia de direitos da pessoa com deficiência visual”, ressalta a secretária. O vice-prefeito Jeverson enfatizou que a ampliação do convênio abrirá novas possibilidades para o crescimento pessoal e, com isso, transformará a vida desses cidadãos, independente da faixa etária. “As atividades e a interação que ocorrerão nos atendimentos darão mais alegria e qualidade de vida”, acrescentou.

Os jovens Aguinaldo Machado e Tamiris Aparecida Sinhuri de Lima, presentes no ato da assinatura do convênio, já participam do programa no Centro Visual e comemoraram a ampliação de acesso para os outros usuários.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Recomendados