Iniciativa busca fomentar a produção de leite na região | aRede
PUBLICIDADE

Iniciativa busca fomentar a produção de leite na região

Caravana visitou unidades produtivas em cinco municípios dos Campos Gerais

Caravana visitou unidades produtivas em cinco municípios dos Campos Gerais
Caravana visitou unidades produtivas em cinco municípios dos Campos Gerais -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Caravana visitou unidades produtivas em cinco municípios dos Campos Gerais

Os municípios de Carambeí, Tibagi, Castro, Arapoti e Piraí do Sul receberam, entre quinta (28) e sexta-feira (29), uma série de visitas técnicas referentes à ‘Caravana do Leite’. O objetivo da ação é fortalecer ainda mais a categoria leiteira e padronizar a qualidade da produção em todo Brasil. A iniciativa é efetivada pela Comissão da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados (CAPADR), presidida pela Deputada Federal Aline Sleutjes (PSL).

Antes de chegar aos Campos Gerais, a comitiva passou por cidades localizadas no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. A agenda da última semana teve início na Fazenda MelkStad, em Carambeí. O estabelecimento começou a atuar no ano de 2015 e produz cerca de 85 mil litros de leite por dia. Com um rebanho de 2115 cabeças, o espaço possui sistemas de ordenha carrossel e robotizada. A pretensão da fazenda é alcançar, em breve, 4 mil vacas.

Em Tibagi, a equipe visitou a fazenda MR2 que produz 60 mil litros dia e, atualmente, conta com 1,6 mil vacas em lactação. Ao todo, cerca de 350 vacas são ordenhadas por hora. Em publicação nas redes sociais, a deputada Aline Sleutjes destacou algumas das ações realizadas no local. “A ordenha é feita 100% por mulheres em processo mecanizado de saída rápida. Um sistema de conforto, qualidade e eficiência”, escreveu a parlamentar. “Vimos um estilo de administração estruturada e consolidada em três ordenhas”, destacou.

Na sequência das atividades, a comitiva esteve no Centro de Treinamento para Pecuaristas, localizado em Castro. A fazenda escola é considerada referência nacional no desenvolvimento rural sustentável e qualificação de mão de obra. O espaço tem como público alvo o pequeno e médio produtor, proprietários, funcionários e visitantes de todo país. “Foi importante para Caravana conhecer essa estrutura que tornou Castro a Capital Nacional do Leite e essa potência no setor”, reforçou Aline. Na cidade de Arapoti, a deputada foi recebida pelo prefeito Irani Barros (PSDB) e conheceu o sistema da Fazenda Lagoa Dourada, que produz 10,4 mil litros ao dia. 

Castro e Carambeí são destaques nacionais

Castro e Carambeí lideram a produção de leite no Brasil. Os dados constam na Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada pelo IBGE no fim do mês de setembro. Os dois municípios tiveram um crescimento muito acima da média nacional. Castro, por exemplo, contabilizou 363.915 milhões de litros, um valor 30,0% superior aos 280 milhões retirados no ano passado. No caso de Carambeí, a alta na produção foi de 24,9%. Se em 2019 foram retirados 180 milhões de litros de leite dos animais, em 2020 esse valor saltou para 224.778 milhões de litros.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE