Engie começa a operar linha de PG a São Mateus do Sul | aRede
PUBLICIDADE

Engie começa a operar linha de PG a São Mateus do Sul

Linha de transmissão de 230 kV foi energizada em agosto. Operação do restante das instalações ocorrerá ainda neste ano

Sistema de Transmissão Gralha Azul está com 95% das obras concluídas
Sistema de Transmissão Gralha Azul está com 95% das obras concluídas -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Linha de transmissão de 230 kV foi energizada em agosto. Operação do restante das instalações ocorrerá ainda neste ano 

Foi iniciada, neste segundo semestre, a operação comercial das Linhas de Transmissão entre Ponta Grossa e São Mateus do Sul do Projeto Gralha Azul, da Engie. A informação foi revelada na apresentação de resultados do 3º trimestre de 2021 da Companhia, onde a empresa também menciona outros detalhes referentes aos avanços das obras de toda a Linha de Transmissão Gralha Azul, cujas obras se aproximam do fim. O investimento total nas linhas de energia e subestações supera a casa dos R$ 2 bilhões.

Segundo informou a Engie em seu relatório, ao fim deste terceiro trimestre (final de outubro), a implantação do Sistema de Transmissão Gralha Azul atingiu 95% de avanço geral. No momento, prosseguem as obras civis e montagem eletromecânica das linhas de transmissão e subestações, atendendo os prazos previstos no contrato federal de concessão. As Linhas de Transmissão (LT) 230 quilovolt (kV) entre Ponta Grossa e São Mateus do Sul e a linha interna na cidade (Ponta Grossa e Ponta Grossa Sul), foram energizadas em 21 de agosto, iniciando a operação do empreendimento. 

Os testes de energização dessas linhas de transmissão, bem como das subestações de Ponta Grossa e São Mateus do Sul foram iniciados cerca de um mês antes, no dia 18 de julho, como foi noticiado pelo Jornal da Manhã e Portal aRede. A linha cruza municípios da região dos Campos Gerais e Centro-Sul do Paraná, entre eles São João do Triunfo, Palmeira e Teixeira Soares.

“A operação comercial da parte restante dos grupos de instalações de transmissão, que irão permitir o recebimento da RAP integral do projeto, está prevista para ocorrer ainda em 2021, garantindo antecipação planejada em relação ao prazo limite do contrato de concessão e adiantando a solução de suprimento da energia de Itaipu para o estado do Paraná”, informou a empresa, no relatório.

De acordo com a Engie, o prazo de concessão do serviço público de transmissão, incluindo o licenciamento, a construção, a montagem e a operação e manutenção das instalações de transmissão, é de 30 anos, contados a partir da data da assinatura do contrato de concessão, com prazo limite para início da operação da linha de transmissão em 9 de março de 2023.

Sistema tem cerca de mil quilômetros e 5 novas subestações

O Sistema de Transmissão Gralha Azul conta com um total de 15 linhas de transmissão, totalizando cerca de 1 mil quilômetros, e cinco subestações. Há duas tensões nas linhas: cerca de 526 quilômetros de 525 kV, e outros 474 quilômetros de 230 kV. Entre estas cinco subestações, há uma de 525 kV para 230 kV (2.016 megavolt-ampères - MVA), enquanto que as outras quatro são de 230 kV para 138 kV (1.350 MVA). Além da construção dessas subestações de energia, o projeto também contempla a ampliação de outras cinco subestações existentes.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE