Telêmaco Borba anuncia novo plano para gestão de lixo | aRede
PUBLICIDADE

Telêmaco Borba anuncia novo plano para gestão de lixo

Município pretende ampliar processos de reciclagem nos próximos meses

O anúncio do projeto ‘Telêmaco Borba - Território 100% Circular (TC100)’ foi realizado em um evento na sexta-feira (26)
O anúncio do projeto ‘Telêmaco Borba - Território 100% Circular (TC100)’ foi realizado em um evento na sexta-feira (26) -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Município pretende ampliar processos de reciclagem nos próximos meses

A cidade de Telêmaco Borba pretende se tornar um território 100% circular no que diz respeito à gestão de resíduos sólidos. Nesta proposta, materiais e embalagens de vidro, papel, alumínio, metal e plástico, são transformados, reaproveitados e reciclados em vez de serem enviados para aterros sanitários. Com o objetivo de concluir a meta, a prefeitura e a Klabin realizaram uma parceria com a Hub Incríveis para implementar uma  rede de inovação voltada para a economia circular e para a geração de impacto positivo.

O anúncio do projeto ‘Telêmaco Borba - Território 100% Circular (TC100)’ foi realizado em um evento na sexta-feira (26). Telêmaco é o primeiro município do Brasil a ter um projeto deste porte. A ideia é que a ação seja utilizada como modelo e inspiração para outras cidades brasileiras. A iniciativa conta ainda com o apoio do ‘ViraSer’, um programa de Logística Reversa que atua para acelerar, qualificar e profissionalizar os sistemas de coleta seletiva.

Entre os desafios mais importantes do novo projeto está o de aumentar ao máximo possível a reciclagem de embalagens. Para isso, na primeira fase do TC100, que ocorreu em 2021, o Hub Incríveis realizou um diagnóstico detalhado. Por meio dele, sabe-se que o município recicla ao ano apenas 12% das embalagens. Com este cenário, o projeto mapeou os principais problemas e desafios da gestão de resíduos no território e apontou caminhos e oportunidades para elevar ao máximo este potencial de reciclabilidade. 

A segunda fase do projeto TC100 ocorre no ano que vem, e consiste em ampliar as ações de educação ambiental no município, fortalecer o plano de coleta seletiva, com nova metodologia (sacolas retornáveis) e instalação de pontos de entrega voluntários. Além disso vai ampliar a rede de comercialização das embalagens recicláveis e propor melhorias nas leis de gestão de resíduos em Telêmaco Borba. 

O prefeito, Dr. Márcio Matos, destacou que a questão dos resíduos sólidos é uma luta que a prefeitura enfrenta há tempos. “É um grande problema que vemos hoje que terá resolutividade. Além de preservar o meio-ambiente, vemos que existe uma grande riqueza no lixo que está se perdendo em aterros. Precisamos implementar políticas de recuperação que melhorem a vida de todos”, afirmou, enaltecendo a parceria entre o município e a Klabin nesta iniciativa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE