PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Amcespar debate plano de concessão para a Flona de Irati

Campos Gerais

14 de janeiro de 2022 17:15

Da Redação


Relacionadas

Castro destina R$ 1,7 milhão para revitalizar postos de saúde

Jaguariaíva anuncia reajuste de 10,16% para servidores

Municípios da região aplicam doses infantis contra covid

Arrecadação federal cresce 24,16% e atinge R$ 6,44 bi
Guamiranga investe na indústria para gerar mais empregos
AMCG debate projetos para a segurança junto ao Estado
Jaguariaíva define nova logística para distribuição de remédios
Encontro reuniu gestores da região centro-sul do estado, empresários e representantes do Governo Federal Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Encontro reuniu gestores da região centro-sul do estado, empresários e representantes do Governo Federal

O processo de concessão da Floresta Nacional de Irati (Flona) foi tema de uma reunião organizada nesta quarta-feira (12). O encontro reuniu gestores da região centro-sul do estado e representantes do Governo Federal. Na oportunidade, foram abordadas solicitações para que a região tenha prioridade nas ações ligadas à exploração comercial da área.

A Flona faz parte de uma experiência inédita do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), conduzido pelo governo federal, com o objetivo de promover a concessão florestal com espécies de cultivo comercial e em larga escala, como pinnus, por exemplo. Além de praticar o manejo florestal sustentável, promover pesquisas, educação ambiental e turismo, a concessão permitirá a extração de espécies exóticas para dar mais espaço às espécies nativas da Mata Atlântica. 

Com isso, os prefeitos representados pela Associação dos Municípios da região Centro-sul (Amcespar) querem promover o incentivo ao surgimento de emprego e renda para os trabalhadores e empresários da região. Além do prefeito de Irati, Jorge Derbli (PSDB), e da vice Ieda Schimalesky (PV), estiveram nesta reunião o prefeito de Inácio Martins e presidente da Amcespar, Junior Benato (PSD), e os empresários madeireiros, Mauricio Cavassin e Dalmir Gatterman. 

Ainda neste encontro, o assessor parlamentar, Dagoberto Waydzik, representou a deputada federal, Leandre Dal Ponte (PV), responsável por encaminhar esta demanda antiga da região para a concessão ao Ministério da Agricultura ainda no ano de 2019.

O território da Flona de Irati foi instaurado em 1968 e conta com uma área superior a 3,8 mil hectares, no bioma Mata Atlântica. A maior parte da floresta está localizada no território do município de Fernandes Pinheiro, mas uma parcela pequena da floresta também pertence ao município de Teixeira Soares. Além disso, a Flona faz divisa com outros dois municípios localizados na região centro-sul do Paraná: Irati e Imbituva.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Recomendados