Amcespar debate plano de concessão para a Flona de Irati | aRede
PUBLICIDADE

Amcespar debate plano de concessão para a Flona de Irati

Encontro reuniu gestores da região centro-sul do estado, empresários e representantes do Governo Federal

Encontro reuniu gestores da região centro-sul do estado, empresários e representantes do Governo Federal
Encontro reuniu gestores da região centro-sul do estado, empresários e representantes do Governo Federal -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Encontro reuniu gestores da região centro-sul do estado, empresários e representantes do Governo Federal

O processo de concessão da Floresta Nacional de Irati (Flona) foi tema de uma reunião organizada nesta quarta-feira (12). O encontro reuniu gestores da região centro-sul do estado e representantes do Governo Federal. Na oportunidade, foram abordadas solicitações para que a região tenha prioridade nas ações ligadas à exploração comercial da área.

A Flona faz parte de uma experiência inédita do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), conduzido pelo governo federal, com o objetivo de promover a concessão florestal com espécies de cultivo comercial e em larga escala, como pinnus, por exemplo. Além de praticar o manejo florestal sustentável, promover pesquisas, educação ambiental e turismo, a concessão permitirá a extração de espécies exóticas para dar mais espaço às espécies nativas da Mata Atlântica. 

Com isso, os prefeitos representados pela Associação dos Municípios da região Centro-sul (Amcespar) querem promover o incentivo ao surgimento de emprego e renda para os trabalhadores e empresários da região. Além do prefeito de Irati, Jorge Derbli (PSDB), e da vice Ieda Schimalesky (PV), estiveram nesta reunião o prefeito de Inácio Martins e presidente da Amcespar, Junior Benato (PSD), e os empresários madeireiros, Mauricio Cavassin e Dalmir Gatterman. 

Ainda neste encontro, o assessor parlamentar, Dagoberto Waydzik, representou a deputada federal, Leandre Dal Ponte (PV), responsável por encaminhar esta demanda antiga da região para a concessão ao Ministério da Agricultura ainda no ano de 2019.

O território da Flona de Irati foi instaurado em 1968 e conta com uma área superior a 3,8 mil hectares, no bioma Mata Atlântica. A maior parte da floresta está localizada no território do município de Fernandes Pinheiro, mas uma parcela pequena da floresta também pertence ao município de Teixeira Soares. Além disso, a Flona faz divisa com outros dois municípios localizados na região centro-sul do Paraná: Irati e Imbituva.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE