Jaguariaíva amplia coleta de recicláveis com ‘Feira Verde’ | aRede
PUBLICIDADE

Jaguariaíva amplia coleta de recicláveis com ‘Feira Verde’

Adaptado para situação de pandemia, o programa foi repaginado pela prefeita Alcione Lemos (DEM)

Adaptado para situação de pandemia, o programa foi repaginado pela prefeita Alcione Lemos (DEM)
Adaptado para situação de pandemia, o programa foi repaginado pela prefeita Alcione Lemos (DEM) -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Adaptado para situação de pandemia, o programa foi repaginado pela prefeita Alcione Lemos (DEM)

A administração municipal de Jaguariaíva fechou o ano de 2021 com mais de 27 toneladas de alimentos distribuídos pelo Programa Feira Verde. Sob a nova bandeira ‘Cidade Limpa, Vida Saudável’, o programa, de responsabilidade da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, coletou mais de 97 toneladas de lixo que seriam levadas ao meio ambiente.

Adaptado para situação de pandemia, o programa foi repaginado pela prefeita Alcione Lemos (DEM). Há uma maior variedade de produtos e a distribuição é realizada em kits prontos com dois quilos de hortifrutis, visando diminuir filas. Cada família pode levar até 10 quilos de alimentos.

Para facilitar o trabalho dos separadores, agora só são recebidos materiais higienizados, sem resquícios de alimentos sólidos ou líquidos. O programa também ganhou um prédio próprio, o Espaço Feira Verde, para recebimento, armazenamento e saída para distribuição.

Os impactos sociais do programa, aliados aos de sustentabilidade ambiental, também continuam aparecendo. Visto que maior parte dos produtos é adquirida através de licitação, de 32 pequenos agricultores cadastrados, quase todos de Jaguariaíva, ocorre uma ampliação na geração de renda no campo.

O lixo separado pela população e recolhido pela prefeitura é destinado à reciclagem, proporciona oportunidade para as pessoas que trabalham com esses materiais. Somente na associação dos recicladores são mais de 30 pessoas trabalhando com a destinação correta do lixo.

Com a manutenção do Feira Verde também há incentivo ao hábito de consumir legumes, verduras e frutas e o acesso à essa alimentação saudável. Derci Tavares, moradora do bairro Pedrinha, participante assídua do Feira Verde, enaltece a iniciativa.

Ela conta que, graças ao programa, não precisa mais gastar dinheiro com vários itens de hortifruti em sua casa. “É um programa muito bom e que deve continuar”, diz. Até a próxima quinta-feira (20) será desenvolvida a programação de visitas da Semana Azul nos bairros.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE