PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Base do Samu em Imbituva amplia o atendimento na região

Campos Gerais

26 de janeiro de 2022 13:52

Da Redação


Relacionadas

Onda de frio deixa a região e mínimas voltam a subir

Operário vence o Ituano de virada em jogo eletrizante

Jovem é encontrado sem vida dentro de residência em Castro

Vítima de acidente entra em óbito no Hospital Regional
Potencial de consumo da região alcança R$ 27,9 bi
Castro organiza audiências para elaboração da LDO 2023
Prefeito Butina projeta mais de R$ 30 milhões para Tibagi
Unidade contará com ambulância de suporte básico e equipes de urgência e emergência Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Unidade contará com ambulância de suporte básico e equipes de urgência e emergência

O município de Imbituva, juntamente com o Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CimSamu), inaugurou na terça-feira (25) o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu 192. A base atenderá também a cidade de Guamiranga, totalizando mais de 40 mil habitantes atendidos. Instalada junto à Defesa Civil do município, a unidade contará com ambulância de suporte básico e equipes de urgência e emergência.

A presidente do CimSamu e prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (PSD), avaliou a importância do projeto.“A nova unidade do SAMU em Imbituva atenderá também o município vizinho de Guamiranga, fortalecendo assim a Rede de Atenção às Urgências na região”, destaca.

Para a diretora do consórcio, Scheila Mainardes, a iniciativa é fundamental para a população. “Com a ampliação do Samu Regional, mais pessoas terão acesso ao serviço pelo 192 em tempo oportuno, com o propósito de minimizar sofrimento, sequelas e até mesmo evitar a morte de pacientes”, comenta. Segundo Scheila, a viatura foi cedida ao município pelo Governo do Estado, a fim de melhor estruturar o atendimento às urgências na 4ª Região de Saúde.

O prefeito Celso Kubaski também destaca as parcerias que possibilitaram a instalação da base do Samu em Imbituva. “Junto com a nossa Defesa Civil e em comum acordo com o CimSamu, fizemos a escolha do local, por já estar bem localizada, na área central do município. A parceria com o Governo do Estado disponibilizou a ambulância”, conta. “Temos um alcance regional, que vai atender também Guamiranga. Vai facilitar muito o atendimento, pela rapidez e pela estrutura que o Samu oferece em todo o Paraná”, afirma o prefeito.

Para a secretária Municipal de Saúde, Silvania Spisila, o SAMU é um serviço aguardado há muito tempo pela população e vai agregar ao serviço de saúde da cidade. “Vai trazer um serviço de maior resolutividade na transferência de pacientes, uma forma de regulação mais eficaz, uma resposta mais efetiva nos casos de urgência e emergência”, garante. “O SAMU não é operacionalizado pela secretaria, mas vem atender diretamente à nossa demanda. Com certeza, vem contribuir com todo o serviço da secretaria”, explica.

A nova unidade está totalmente equipada para atendimento pré-hospitalar móvel primário, no caso de pedido de socorro por cidadão, e atendimento pré-hospitalar móvel secundário, que é quando a solicitação vem de um serviço de saúde, para condução do paciente a outro serviço de maior complexidade.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Recomendados