PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

AMCG cobra mais segurança para as cidades da região

Campos Gerais

27 de janeiro de 2022 09:30

Agência Estadual de Notícias


Relacionadas

Castro arrecadou R$ 106 milhões no 1º quadrimestre

Grave acidente deixa dois mortos na PR-151

Mulher assassinada pelo marido é identificada

Tragédia familiar choca moradores de Palmeira
Famílias de Ivaí recebem novas casas com apoio da prefeitura
Jaguariaíva faz prestação de contas durante audiência
Palmeira adota estratégias para contratar novos médicos
PUBLICIDADE

Secretário Estadual da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, esteve no encontro para apresentar projetos aos prefeitos

Segurança pública foi o tema principal da primeira reunião de trabalho de 2022 da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), nesta quarta-feira (26), em Piraí do Sul. O secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, esteve no encontro para apresentar aos perfeitos, vice-prefeitos e demais convidados as obras e aquisições feitas pelo Governo do Estado para melhorar a estrutura das instituições vinculadas e o serviço oferecido ao cidadão paranaense.

"Foi uma reunião de trabalho em que apresentamos uma prestação de contas de tudo o que temos feito na Secretaria. Nossa gestão é pautada em planejamento estratégico e parcerias para obter recursos, o que tem elevado cada vez mais a credibilidade de nossas ações", disse o secretário.

Os prefeitos, vice-prefeitos e demais autoridades dos 19 municípios dos Campos Gerais acompanharam um panorama de investimentos, aquisições e tratativas em andamento. Dentre as obras já concluídas, foi citado o novo quartel do Corpo de Bombeiros de Jaguaraiaíva. O investimento foi de R$ 1.242.594,73 e o local já está em funcionamento. As obras da Cadeia Pública de Ponta Grossa também foram destaque. Elas seguem para a reta de finalização, com 85% concluídas. O local vai disponibilizar 752 novas vagas para o sistema prisional.

Em 2021 a região recebeu, ainda, novas viaturas, adquiridas por meio de emendas parlamentares federais e estaduais. Caminhonetes e motocicletas BMW totalmente equipadas foram entregues à Polícia Militar para fortalecer o policiamento preventivo. Além disso, foram entregues recentemente mais de 18 mil novas pistolas 9mm da marca Beretta às polícias Militar e Civil. A Delegacia Cidadã de Ponta Grossa, outro tema do encontro, se encontra na fase de estudo de viabilidade e elaboração do termo de referência. 

O presidente da AMCG, Moacyr Fadel, pontuou que tratar de segurança pública é essencial para a qualidade de vida de todos os cidadãos dos Campos Gerais. “Contamos com o Governo do Estado e com a Secretaria da Segurança Pública para que nossas cidades tenham mais tranquilidade”, afirmou.

Anfitrião da reunião, o prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, agradeceu a oportunidade de expor as necessidades locais. “Esperamos que com esse encontro possamos levar ao Estado quais são as nossas demandas e anseios, e estamos abertos para trabalhar em parceria pelos nossos municípios", disse o prefeito.


Valorização profissional

Um dos pontos tratados na reunião foi a preocupação da Secretaria com os profissionais da Segurança Pública. Desde o fim de 2020, o Programa de Atenção Psicossocial Prumos disponibiliza psicólogos e assistentes sociais em todo o Estado para prestar atendimento gratuito de saúde mental e melhorar a qualidade de vida dos servidores e seus dependentes. Além disso, o secretário lembrou que Estado instituiu para as carreiras dos policiais militares, civis e penais, bombeiros e peritos a Escala Extrajornada Voluntária. 


Presenças

Participaram da reunião o major Moreira Só, representando o comando do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM); o delegado-chefe da 13ª Subdivisão Policial, Nagib Nassif Palma; o coordenador regional de Polícia Penal de Ponta Grossa, Bruno José Propst; o vice-prefeito de Arapoti, Jean Roelef; a prefeita de Carambeí, Elisângela Pedroso; o prefeito de Castro, Moacyr Fadel; a vice-prefeita de Ipiranga, Ivonete Costa; o vice-prefeito de Jaguariaíva, Adilson Passos Félix; o vice-prefeito de Ortigueira, Gilson Vinutti; o prefeito de Palmeira, Sergio Luis; o prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro; o vice-prefeito de Ponta Grossa, Capitão Saulo; a vice-prefeita de Reserva, Ana Maria Pachalki; o assessor de gabinete de São João do Triunfo, Acir Wagner; o prefeito de Sengés, Nelson Pezinho; o prefeito de Telêmaco Borba, Marcio Artur de Matos; o prefeito de Tibagi, Artur Ricardo Nolte; o chefe do Núcleo de Engenharia e Arquitetura da Sesp, tenente-coronel Ivan Fernandes; e a chefe da Assessoria de Planejamento e Gestão de Projetos (APEP) e coordenadora do Programa Prumos, Patrícia Mânica.

PUBLICIDADE

Recomendados