Estado anuncia fechamento da cadeia pública de Castro | aRede
PUBLICIDADE

Estado anuncia fechamento da cadeia pública de Castro

Detentos serão transferidos no mês de maio para a nova cadeia pública de Ponta Grossa. Prefeito Moacyr Fadel dá detalhes do planejamento anunciado na quarta-feira (26)

Detentos serão transferidos no mês de maio para a nova cadeia pública de Ponta Grossa. Prefeito Moacyr Fadel dá detalhes do planejamento anunciado na quarta-feira (26)
Detentos serão transferidos no mês de maio para a nova cadeia pública de Ponta Grossa. Prefeito Moacyr Fadel dá detalhes do planejamento anunciado na quarta-feira (26) -

Allyson Santos

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Detentos serão transferidos no mês de maio para a nova cadeia pública de Ponta Grossa. Prefeito Moacyr Fadel dá detalhes do planejamento anunciado na quarta-feira (26)

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, anunciou na quarta-feira (26) o fechamento da cadeia pública de Castro e a transferência dos presos no mês de maio para a nova cadeia de Ponta Grossa, que será inaugurada no dia 8 de abril deste ano. A decisão foi divulgada durante a reunião ordinária da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), realizada em Piraí do Sul.

Após a transferência dos detentos, o prédio será demolido. Futuramente, a prefeitura poderá utilizar o espaço conforme a necessidade da administração. O presidente da AMCG e prefeito de Castro, Moacyr Fadel Junior (Patriota), destacou que a retirada da carceragem da área central é uma reivindicação antiga da população. “É uma grande notícia para o povo de Castro. Após muitos anos, vamos tirar a carceragem da região central da cidade”, destacou o gestor, que também agradeceu o apoio do Governo do Estado pelo apoio durante a condução deste processo.

Fadel também relembrou que a cadeia pública já havia se tornado um problema crônico para o poder público por conta das rebeliões entre detentos e da ausência de uma estrutura adequada para os detendos. Segundo ele, o crescimento populacional do município foi outro fator determinante para a transferência da carceragem. “Quando colocamos essa pauta para o secretário, ele se comprometeu em antecipar a inauguração da cadeia em Ponta Grossa. A partir disso, nós sinalizamos o interesse em demolir a estrutura existente em Castro e utilizar a área para outras finalidades”, explicou o prefeito.

O município pretende definir nos próximos meses, juntamente com a população, o que será construído na atual sede cadeia pública. Ao avaliar os resultados da reunião de quarta-feira (27), Fadel destacou o comprometimento do secretário ao expor o planejamento da pasta. “Todos os prefeitos da região tiveram a oportunidade de colocar demandas em pauta. A AMCG formalizou uma parceria com o Estado para solucionar o problema das patrulhas rurais”, revelou. Para qualificar o monitoramento nas áreas mais afastadas, a associação deverá viabilizar a estrutura necessária para atuação dos agentes, enquanto a secretaria será responsável pela operacionalização.

Poder público busca consolidar melhorias

Os prefeitos, vice-prefeitos e demais autoridades dos 19 municípios dos Campos Gerais acompanharam, durante a reunião, um panorama de investimentos, aquisições e tratativas em andamento. Dentre as obras já concluídas, foi citado o novo quartel do Corpo de Bombeiros de Jaguaraiaíva. O investimento foi de R$ 1,2 milhão e o local já está em funcionamento. As obras da Cadeia Pública de Ponta Grossa também foram destaque. Elas seguem para a reta de finalização, com 85% concluídas. O local vai disponibilizar 752 novas vagas para o sistema prisional. Além disso, o secretário se comprometeu a retornar à região em cerca de 60 dias para avaliar o andamento dos projetos solicitados por cada município.

Com informações das Assessorias de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE