PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Região avalia nova Usina de Tratamento de Resíduos

Campos Gerais

05 de maio de 2022 17:50

Da Redação


Siga o a rede no Google News

Relacionadas

Roveda apoia novo hospital do câncer em União da Vitória

Nova Arena Esportiva é inaugurada em Piraí do Sul

Tibagi inaugura unidade de atendimento do INSS

Prefeitura de Jaguariaíva abre nova sede e otimiza serviços
Caminhão capota na BR-277 em Palmeira
Hospital de Teixeira Soares terá investimento de R$ 4 milhões
Prefeita Dayane garante novos recursos para Imbaú
Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi pretende implementar o projeto no Aterro Sanitário Regional Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi pretende implementar o projeto no Aterro Sanitário Regional

O prefeito de Telêmaco Borba, Dr. Márcio Matos, recebeu na quinta-feira (5) os representantes dos municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi para conhecer o projeto para a construção de Usina de Tratamento de Resíduos no Aterro Sanitário Regional.

Apresentada pelas empresas Eco Products e W4, a proposta apresenta a implantação de um equipamento com tecnologia para reaproveitamento do lixo urbano e resíduos agroindustriais transformando-os em energia renovável, fabricação de ração animal e fertilizantes e outros.  

A apresentação do projeto foi feita pelo representante da empresa Eco Products José Carlos Bianchini Sottomaior, que explicou o funcionamento do equipamento, que pode ser instalado em até 180 dias e, numa primeira etapa, tem capacidade para processar até 150 toneladas/dia de lixo, incluindo poda de árvores.

A segunda etapa é a produção de energia elétrica (biogás). A vantagem do equipamento é que ele elimina o gás metano (altamente poluente), o mau cheiro e o chorume, proporcionando a extinção dos aterros sanitários. O prefeito Dr. Márcio, que é presidente do Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi, disse que a proposta é muito interessante e que vai discutir a viabilidade com os municípios integrantes do Consórcio.

Os representantes das empresas Eco Products (José Carlos) e W4 (Francisco Leme) convidaram os prefeitos para conhecerem a Usina de Videira (SC) já em funcionamento. Telêmaco Borba, Reserva, Imbaú, Ortigueira, Tamarana, Tibagi, Ivaí, Rio Branco do Ivaí, Carambeí, Ipiranga e Jaguariaíva integram o Consórcio. A empresa Klabin é parceira no projeto do novo aterro que está sendo construído na região de Imbaú.

Participaram da reunião o prefeito de Tibagi Artur Ricardo Nolte (Butina), a chefe de Gabinete de Kelly Oliveira, o secretário de Planejamento Luana Ribeiro e o responsável do Meio Ambiente Ruan Carreira. De Telêmaco Borba acompanharam a reunião o chefe de Gabinete Paulo Rogério Gomes, o secretário Geral de Gabinete Rubens Benck, o secretário de Planejamento Luis Fernando de Matos e o secretário de Finanças Celso Elli Burakovski. 

A Klabin foi representada pelo gerente de Relações com a Comunidade e Responsabilidade Social da Klabin Uilson Paiva e a consultora de Responsabilidade Social Priscila Basile.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Recomendados