PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Deputado Aliel destaca apoio para fortalecer saúde regional

Campos Gerais

16 de maio de 2022 22:14

Allyson Santos


Relacionadas

Polícia investiga furto de obras de arte da Casa da Cultura

Ratinho e Elisangela exaltam anúncio da fábrica da Ambev

Castro conclui etapa de obras estrada do Socavão

Ipiranga atrai recursos para executar melhorias no interior
Ensino de Jaguariaíva recebe investimentos em tecnologia
Igreja recebe bênção em Castro
Região alinha estratégias para qualificar serviços de Saúde
Parlamentar garante recursos para qualificar o atendimento nos Campos Gerais. Cenário da saúde em Ponta Grossa também entra em pauta Foto: Mateus Pitela/aRede
PUBLICIDADE

Parlamentar garante recursos para qualificar o atendimento nos Campos Gerais. Cenário da saúde em Ponta Grossa também entra em pauta

O atual cenário da saúde na região dos Campos Gerais foi abordado pelo deputado federal Aliel Machado (PV), em entrevista concedida ao Portal aRede e Jornal da Manhã nesta segunda-feira (16). Com foco na qualificação dos atendimentos, Aliel destacou o repasse de recursos aos municípios por meio de emendas parlamentares e fez uma análise das atuais condições apresentadas pelo setor no município de Ponta Grossa. Em um segundo momento, ele também falou sobre a aprovação do novo piso salarial da Enfermagem.

Entre as ações realizadas em prol da saúde regional neste ano, o deputado também priorizou as cidades de menor porte. No mês de fevereiro deste ano, Ipiranga foi contemplada com a entrega de três novos veículos. Com um aporte de R$ 150 mil, os automóveis são destinados à otimização dos serviços ofertados pela secretaria municipal responsável pela gestão do setor. Para Telêmaco Borba, Aliel viabilizou R$ 378 mil para a compra de nova ambulância UTI Móvel, que será utilizada, principalmente, para o deslocamento de pacientes para outras cidades.

Sobre a situação existente em Ponta Grossa, o parlamentar afirmou que as atuais condições da saúde são graves. “A população não aguenta mais desculpas. Temos pessoas esperando horas para receber uma consulta simples. O que acontece na cidade é algo muito sério. Existe um cenário de abandono que me surpreende, já que a atual gestão pertence ao mesmo grupo político que já governava anteriormente”, analisou. Aliel também cobrou posicionamento do Governo do Estado com relação a demora na abertura de vagas para internamento que também causa uma sobrecarga nas unidades de atendimento.

“Vejo que a atual prefeita encontrou um cenário de muita dificuldade. Me coloquei à disposição do poder Executivo para ajudar a amenizar essa crise. Hoje, sou o deputado que mais destinou recursos para a secretaria de saúde de Ponta Grossa”, relembrou o deputado. Na oportunidade, ele citou a destinação de recursos para a compra de novos equipamentos e veículos para o setor. “Acho correto que exista um pacto pela saúde municipal. Todos nós que representamos a população devemos nos unir para dar o máximo apoio neste momento difícil”, concluiu.


Novo piso salarial valoriza profissionais de enfermagem

Aliel Machado também exaltou a aprovação do Piso Salarial da Enfermagem (PL 2564). O projeto, que era uma luta da classe há anos, foi aprovado no plenário da Câmara dos Deputados no início deste mês de maio, por 449 votos a favor e 12 contrários. Agora a proposta deve seguir para sanção presidencial. “Esta é uma luta de anos, que tenho orgulho em defender desde o primeiro ano de mandato. Os profissionais, fundamentais para o país (tão evidente durante a pandemia), merecem todo respeito e valorização. Eles são chamados de super heróis. Mas a verdade é que eles são pais e mães de família e precisam ser valorizados”, disse Aliel.

PUBLICIDADE

Recomendados