Irati terá audiência sobre a Nova Ferroeste nesta sexta | aRede
PUBLICIDADE

Irati terá audiência sobre a Nova Ferroeste nesta sexta

Debate está marcado para as 19h, no Pavilhão de Exposições do Parque Aquático

Debate está marcado para as 19h, no Pavilhão de Exposições do Parque Aquático
Debate está marcado para as 19h, no Pavilhão de Exposições do Parque Aquático -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Debate está marcado para as 19h, no Pavilhão de Exposições do Parque Aquático

O município de Irati sediará, nesta sexta-feira (27) uma audiência pública a respeito da Nova Ferroeste. O debate está marcado para as 19h, no Pavilhão de Exposições do Parque Aquático. A iniciativa faz parte de uma série de audiências solicitadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28). Em Irati, deverão participar representantes das cidades de Palmeira, São João do Triunfo, Fernandes Pinheiro e Porto Amazonas.

Na oportunidade, serão discutidos os impactos ambientais do projeto de aproximadamente 1,3 mil quilômetros de extensão e as medidas de compensação da fauna e da flora. Os trilhos serão utilizados para escoamento de toneladas de soja, milho e proteína animal, com captação de cargas de outros países, seguindo para o Porto de Paranaguá. Este será o segundo maior corredor de exportação de grãos e contêineres refrigerados do País, projeto pensado para o desenvolvimento econômico do Estado.

Entre os conteúdos abordados estarão os resultados do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), com mais de 3 mil páginas. Para o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes, essa é uma das etapas mais importantes do empreendimento. “É quando os estudos são abertos para a sociedade, que vai poder trazer as suas contribuições. Dessa maneira teremos certeza de que estamos realizando o melhor projeto do ponto de vista socioambiental”, afirma.

A Nova Ferroeste vai percorrer 49 municípios, sendo oito no Mato Grosso do Sul e 41 no Paraná. Além de Irati, haverá encontros nas cidades de Dourados (MS), Guaíra, Cascavel, Paranaguá, São José dos Pinhais, Guarapuava. A escolha do Ibama levou em conta a disposição geográfica dos municípios ao longo do traçado e as interferências ambientais.

Com informações da Agência Estadual de Notícias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE