CimSaúde é referência no atendimento de oftalmologia | aRede
PUBLICIDADE

CimSaúde é referência no atendimento de oftalmologia

Consórcio vem suprindo a carência dos municípios e garantindo atendimento médico com qualidade

Consórcio vem suprindo a carência dos municípios e garantindo atendimento médico com qualidade
Consórcio vem suprindo a carência dos municípios e garantindo atendimento médico com qualidade -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Consórcio vem suprindo a carência dos municípios e garantindo atendimento médico com qualidade

A oftalmologia é mais uma das especialidades de destaque no Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde). Durante anos, a população sofreu com a falta de especialistas, e até mesmo um vazio assistencial. Com estruturação e fortalecimento, o Consórcio vem suprindo a carência dos municípios e garantindo atendimento médico com qualidade. “Ainda é a especialidade com maior demanda reprimida nos municípios, mas estamos avançando nos atendimentos”, destaca a diretora do Consórcio, Pâmella Costa.

Com a reestruturação, o CimSaúde consegue ofertar, atualmente, 255 consultas ao mês com dois especialistas atuando regionalmente. “Ainda contamos com uma fila de mais de três mil pacientes na oftalmologia, mas já avançamos bastante”, avalia a diretora. Com atendimento especializado, o Consórcio vem garantindo o acesso aos serviços da atenção secundária à saúde. “O Cimsaúde garante o acesso a médicos especialistas no menor tempo possível”, explica o oftalmologista Pedro Blum, destacando o papel fundamental ao desafogar as filas por especialidades.

Conforme o também especialista em Oftalmologia, Diego Schebelski, o Consórcio complementa o atendimento universal, iniciado nas Unidades Básicas de Saúde, em casos que necessitam de atendimento diferenciado. “É inviável que cada município, com número populacional baixo, tenha seus próprios especialistas. A solução é o Cimsaúde, que vai atender essa demanda”, avalia, lembrando ainda que a Oftalmologia é uma especialidade que exige recursos, como equipamentos e profissionais com treinamentos específicos, o que pode ser suprido por meio do Consórcio. 

Em 2021, o CimSaúde contabilizou 1.700 pacientes atendidos nas 3ª e 21ª Regionais de Saúde, e mais de 8,4 mil exames. No entanto, assim como nas demais especialidades, os números de atendimentos tiveram crescimento nos primeiros meses de 2022, com os números da pandemia do Coronavírus em curva decrescente. Neste ano, o CimSaúde já contabiliza 320 consultas e 1.720 exames oftalmológicos.

Segundo Blum, a consulta especializada, bem como a realização dos exames, é primordial no diagnóstico e tratamentos oftalmológicos. Isso após a solicitação de encaminhamento da Unidade Básica de Saúde para a Atenção Secundária à Saúde. “No Consórcio é possível resolver os casos mais simples”, conta o oftalmologista, citando a estrutura completa disponível para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Em outros casos, o especialista encaminha ainda para a Atenção Terciária à Saúde, para realização de cirurgias eletivas ou tratamentos mais complexos. O especialista destaca os cuidados para manter a saúde dos olhos. “O primordial é levar uma vida saudável”, avalia.

O oftalmologista do CimSaúde Pedro Blum alerta que, na menor dificuldade para enxergar, um profissional deve ser procurado. “Caso haja dificuldade, procurar atendimento o quanto antes. A consulta a um oftalmologista anualmente, para assim manter uma visão boa e saudável, é aconselhada”, avalia. Schebelski também destaca os cuidados frequentes para a prevenção de doenças, mas salienta os casos que demandam maior prudência. “Principalmente quando o paciente apresenta outras doenças que podem afetar a visão, como a diabetes mellitus”, finaliza.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE