CimSaúde faz visita técnica em busca de fortalecimento | aRede
PUBLICIDADE

CimSaúde faz visita técnica em busca de fortalecimento

Representantes do Consórcio nos Campos Gerais estiveram em Pato Branco para uma troca de experiências

Representantes do Consórcio nos Campos Gerais estiveram em Pato Branco para uma troca de experiências
Representantes do Consórcio nos Campos Gerais estiveram em Pato Branco para uma troca de experiências -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Representantes do Consórcio nos Campos Gerais estiveram em Pato Branco para uma troca de experiências

O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) realizou no último final de semana nova visita técnica. Desta vez, o Consórcio que conta com sede em Pato Branco recebeu integrantes da região para troca de experiências. O Conins conta com 25 municípios consorciados, dos estados do Paraná e de Santa Catarina, e é referência entre os Consórcios. “Estamos em fase de expansão, buscando nos fortalecer. Neste momento, que pretendemos o atendimento integral das demandas dos municípios consorciados, estamos procurando conhecer experiências exitosas”, explica a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa.

Integrantes do Consórcio dos Campos Gerais já estiveram em visitas em Irati e Jacarezinho. “A visita em Pato Branco estava agendada há um ano, mas, devido à pandemia do coronavírus, precisamos adiá-la”, conta Pâmella, que esteve acompanhada de secretários municipais de saúde, equipes técnicas e integrante do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde da 21ª Regional. “Entendemos que o Consórcio precisa ser fortalecido com a atuação em conjunto dos gestores municipais”, avalia.

Conforme a diretora, o Conins foi fortalecido em sua região de saúde pelo apoio dos secretários de saúde e dos prefeitos municipais, “que sempre viram a importância da ação consorciada”. “Desta maneira conseguem realizar um trabalho junto aos municípios que vai além de consultas e exames de diagnóstico e imagem”, justifica.

Para o secretário municipal de Imbaú, Roberto Amatuzzi Filho, a união entre os municípios deve ser primordial para o crescimento do Consórcio, e ampliação dos serviços. “O caminho é único, e será por meio do fortalecimento do CimSaúde, que é a solução para alcançarmos nossos objetivos”, destaca.

A secretária executiva do Conins, Ivete Maria Lorenzi, destacou que a troca de experiências entre os dois consórcios foi de grande valia. “Mesmo estando em região de saúde e diferentes territórios do Paraná, as demandas em saúde pública são idênticas, e as ações devem ser compartilhadas”, destaca.

Representante do Conselho dos Secretários de Saúde da 21ª Regional, e secretário municipal em Telêmaco Borba, Anderson Cato, ressalta a importância da visita neste momento de expansão. “Eu não tenho dúvida que a avaliação foi positiva. O Conins está extremamente avançado na questão de organização”, avalia. Para Cato, ficou clara a necessidade de algumas atualizações no estatuto do CimSaúde para ampliar a gama de serviços e de profissionais. “Assim conseguiremos reduzir custos dos municípios e melhorar o atendimento na ponta”, finaliza.

Após a visita ao Conins, Pâmella prevê um novo momento para o Consórcio nos Campos Gerais.  “O Cimsaúde trás, com essa visita, um novo olhar, um olhar que vem ao encontro da organização de processo de trabalho realizada nos últimos cinco anos, um olhar de expansão, um olhar de fortalecimento, de trabalho em conjunto entre gestores e equipe do Consórcio, objetivando sempre o atendimento com qualidade ao usuário do SUS”, conclui.

Visita pauta reunião do Cresems

A visita técnica dos integrantes da saúde dos Campos Gerais ao Conins, esteve na pauta de reunião do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde da 21ª Regional na última sexta-feira, dia 3. “A visita nos abriu um leque de possibilidades”, explicou a diretora do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), Pâmella Costa.

A expansão de serviços dentro do Consórcio, como atendimento odontológico, realização de cirurgias eletivas,  e outros serviços de consultas e exames podem ser integradas nas sedes e subsedes. “Temos que realizar a alteração no estatuto para prever os novos serviços, e até mesmo licitações compartilhadas”, conta Pâmella, destacando ainda que, além de otimizar os serviços para a população, as Prefeituras consorciadas também são beneficiadas.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE