Prefeitura de Reserva entrega 50 novas casas populares | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitura de Reserva entrega 50 novas casas populares

Moradias garantem apoio para diversas famílias do município. Prefeito Lucas Machado participou da solenidade

Moradias garantem apoio para diversas famílias do município. Prefeito Lucas Machado participou da solenidade
Moradias garantem apoio para diversas famílias do município. Prefeito Lucas Machado participou da solenidade -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Moradias garantem apoio para diversas famílias do município. Prefeito Lucas Machado participou da solenidade

A prefeitura municipal de Reserva entregou, nesta quinta-feira (7), a primeira fase do Residencial Santos Dumont. A estrutura possui 50 moradias que foram destinadas para famílias cadastradas. Elas participaram de um sorteio realizado na câmara de vereadores, em dezembro de 2020. A entrega das casas ocorreu em parceria com a Caixa Econômica Federal e a construtora Itagiba. Acompanhado por outras lideranças, o prefeito Lucas Machado esteve presente no local para a distribuição das chaves.

As negociações para o projeto iniciaram em 2017 e a construção começou em março do ano passado, com 15 meses de prazo, sendo finalizada em um ano. Ainda existe uma segunda fase com mais 50 residências, que está com as obras em andamento na mesma região. O Santos Dumont 2 deve ser concluído no primeiro semestre de 2023. Cada casa popular possui sala, cozinha, banheiro, dois quartos e uma lavanderia nos fundos. Além de encanamento, energia elétrica e calçamento.

O projeto do Santos Dumont 2 foi viabilizado a partir da assinatura do novo contrato com a Caixa, realizada pelo prefeito Lucas ainda no mês de abril deste ano. As moradias são subsidiadas pelos programas Casa Verde e Amarela e Casa Fácil Paraná, da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). Além do apoio do Governo Federal, a Reserva é o primeiro município do Paraná que conseguiu incluir as casas no novo programa habitacional do governo Ratinho Junior, que disponibiliza R$ 15 mil para cada selecionado.

A solenidade que marcou a oficialização do acordo com a Caixa ocorreu na Associação Comercial de Reserva (Acere). “É um dia importante para nós e para as famílias que estão conseguindo realizar o sonho da casa própria. Algo que parecia inatingível, agora é real’’, disse o prefeito Lucas. A Construtora Itagibá ficou responsável pela execução das obras. As residências terão entre 42 a 47 metros quadrados. 

Todas as 50 famílias foram contempladas com os dois programas de auxílio. No benefício estadual, a renda total não pode passar de R$ 3,6 mil. Já na iniciativa federal, a taxa de juros varia de acordo com a situação econômica familiar. Cada futuro morador ganhou uma conta-corrente da Caixa e acesso pelo aplicativo para melhor controle financeiro. Um engenheiro ligado ao banco irá  acompanhar cada empreendimento de perto.

Parcerias favorecem a população

O diretor habitacional da cidade de Reserva, Carlos Erguer, deu detalhes da elaboração da parceria. “Esse programa Casa Fácil Paraná foi um esforço conjunto meu, do prefeito, e da construtora para mudarmos de programa. Pois essas casas também faziam parte do Casa Verde e Amarela na faixa 2”, justificou o responsável pelo setor, ao relembrar os procedimentos burocráticos adotados pela administração. A expectativa do município é que, com a mudança para mais de um programa, mais famílias possam ser contempladas.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE