Telêmaco tem vagas para curso técnico em celulose e papel | aRede
PUBLICIDADE

Telêmaco tem vagas para curso técnico em celulose e papel

Indústrias de celulose e papel empregam mais de 25 mil paranaenses. Inscrições estão abertas até o dia 15 de agosto

Curso é ofertado nas modalidades presencial, de segunda a sexta-feira, nos turnos vespertino e noturno
Curso é ofertado nas modalidades presencial, de segunda a sexta-feira, nos turnos vespertino e noturno -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Estão abertas as inscrições para o Curso Técnico em Celulose e Papel, do Senai em Telêmaco Borba, até o dia 15 de agosto. O curso é ofertado nas modalidades presencial, de segunda a sexta-feira, nos turnos vespertino e noturno, e semipresencial, com encontros quinzenais aos sábados, das 8h às 17h.

A indústria brasileira de celulose é a 4ª maior do mundo em volume de produção e a de papel é a 9ª no ranking de fabricantes mundiais, segundo a Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP). Com essa representatividade, a busca por profissionais da área também é constante.

Um estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria, o Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, identificou que o Paraná vai precisar qualificar 833,5 mil pessoas em ocupações industriais até 2025. Apenas de nível técnico, a expectativa é que a demanda nas indústrias seja de 124,9 mil profissionais.

Atualmente, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), referentes a maio de 2022, o setor de fabricação de celulose, papel e produtos de papel emprega 25.099 paranaenses.

Segundo o supervisor da área de Celulose e Papel da unidade do Senai em Telêmaco Borba, Mario Kossar Junior, a produção dessa indústria está atrelada à população e à classe econômica. “Quanto mais pessoas na classe média, mais consumo de papel. A demanda aumenta porque mais pessoas usam itens de higiene produzidos com papel, como lenços, guardanapos e papel toalha, além de consumirem mais produtos que têm embalagens de papel”, explica.

Mario ainda aponta que, nos últimos dez anos, a produção de celulose no Brasil cresceu 62%. “Em 2011, foram 13,9 milhões de toneladas produzidas. Em 2021, esse número chegou a 22,5 milhões de toneladas.”


Formação técnica

Com o Curso Técnico em Celulose e Papel, é possível trabalhar em indústrias gráficas e de celulose e papel, fornecedores, empresas de comercialização de papel, cartão e papelão, assistência técnica de produtos e equipamentos referentes a essa indústria, empresas de reciclagem, projetos de reflorestamento e viveiros florestais.

O profissional com essa formação controla as plantas industriais para a obtenção de celulose e fabricação de papel, além de realizar análises de matérias-primas e produtos, seguindo procedimentos técnicos, de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente.

As aulas do Curso Técnico em Celulose e Papel começam no dia 15 de agosto, em Telêmaco Borba. As mensalidades variam de R$ 268 e R$ 494, dependendo da modalidade escolhida.


Serviço

Curso Técnico em Celulose e Papel – Senai em Telêmaco Borba

Inscrições: até 15 de agosto

Início das aulas: 15 de agosto

Duração: 2 anos

Informações pelos telefones: (42) 3271-4750 ou (42) 9 8836-7652

As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE