Salão de Turismo dos Campos Gerais inicia na próxima sexta | aRede
PUBLICIDADE

Salão de Turismo dos Campos Gerais inicia na próxima sexta

Feira realizada no Palladium projeta receber mais de 3 mil pessoas nos dois dias. Tradicional palestra de abertura ocorre no dia 25, e será realizada pela idealizadora do ‘Ekôa Park’

Tatiana Perim, idealizadora do Ekôa Park, um parque de experiências ecológicas voltado à educação ambiental, será palestrante
Tatiana Perim, idealizadora do Ekôa Park, um parque de experiências ecológicas voltado à educação ambiental, será palestrante -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Tem início na próxima semana, entre os dias 26 e 27 de agosto, no Centro de Convenções do Palladium Shopping de Ponta Grossa, o 4º Salão de Turismo dos Campos Gerais. Promovido pelo Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, neste ano o evento tem como tema ‘Turismo em Áreas Naturais’ e traz o slogan ‘Viva essa Emoção’. A atividade será marcada por palestras, atividades culturais, degustação gastronômica, networking e importantes marcas da região fazendo negócio em seus estandes.

A organização do Salão de Turismo estima a passagem de 3 mil pessoas nos dois dias de eventos. A área institucional contará com a presença de seis municípios dos Campos Gerais, e há a confirmação de mais de 20 empresas expositoras, além de seis apresentações culturais, oito degustações e palestras promovidas no Bureau de Negócios. Estão previstas, ainda, seis aulas-show, a presença de 20 agentes e operadores de viagens, a apresentação de cases de sucesso e o lançamento de produtos turísticos.

ABERTURA

A tradicional palestra de abertura do 4º Salão de Turismo dos Campos Gerais acontece no dia 25 de agosto e é exclusiva a convidados. Neste ano, o tema da palestra é “Turismo de natureza como ferramenta de sustentabilidade!” com Tatiana Perim, idealizadora do Ekôa Park.

Segundo ela, a palestra tem como objetivo despertar a criatividade dos empresários presentes no evento e o desejo de gerar mais negócios através da conservação da natureza. “Espero conseguir mostrar que existe uma grande oportunidade de gerar negócios responsáveis a partir da gestão de áreas naturais protegidas”, afirma Tatiana. 

E o tema tem importância, pois um levantamento realizado pela Opinion Box em 2021, revela que 82% dos brasileiros têm preferência por empresas que trabalham com a preservação ambiental.

Segundo a palestrante, o turismo em áreas naturais valoriza e conserva o ativo ambiental através da geração de renda e riqueza com a floresta em pé. “A produção de natureza promove a convivência entre atividades econômicas com a preservação do ecossistema, oferecendo uma grande oportunidade de gerar uma nova economia restaurativa”, comenta. 

O Paraná é rico em áreas verdes e atrativos turísticos e muitos deles estão localizados nos Campos Gerais. São cânions, parques, cachoeiras e outras opções naturais que proporcionam diversas atividades aos visitantes de todo o país.

Feira tem novos apoiadores

Chegando em sua 4ª edição, o Salão de Turismo dos Campos Gerais já teve diversos apoiadores e, neste ano, a Abrasel, Centro Europeu, Senac e Unisecal se unem ao maior evento do segmento na região.

A Abrasel e o Senac são os responsáveis pela área gastronômica, onde farão degustação e aulas-show. Já os alunos do Centro Europeu, do curso de design de interiores, desenvolveram atividades práticas, tendo o salão como objeto de estudos, apresentando propostas para o layout do evento. A Unisecal participa com o curso de jornalismo, onde os acadêmicos produzem conteúdos sobre a feira e expositores.

Urubatan Sena, presidente da Abrasel, ressalta que a união de forças é essencial no turismo. “Vamos estar juntos no Salão de Turismo para mostrar o que de melhor a gastronomia regional tem, enaltecendo nossos participantes e estimulando que as pessoas presentes os visitem depois”.

O Senac reforça que como escola referência em gastronomia não poderia ficar de fora de um evento. “A nossa ideia é apresentar os produtos regionais através de receitas que valorizem nossos insumos, como por exemplo o café. Nosso estado tem influência de várias culturas, o que torna a gastronomia ainda mais rica, comenta Sidnei Lopes de Oliveira, diretor regional do Senac PR. Ele ainda reforça que o Senac como escola profissionalizante para o comércio de bens, serviços e turismo, tem “o papel de divulgar esses preparos e fortalecer ainda mais o turismo gastronômico no estado”.

Athos Carneiro de Sá Jr, diretor do Centro Europeu, comenta que os alunos estão na reta final de formação. “Logo, entendemos ser uma excelente oportunidade para vivenciarem na prática e deixar sua contribuição com um evento desta magnitude”.

A parceria com a escola de profissões aconteceu através do curso de design de interiores sob supervisão das professoras Paola Deganutti, Ana Gabriela Moro e Khaterine Oliveira. “Temos certeza de que o Salão de Turismo será um sucesso e que várias novas oportunidades serão geradas em nossa cidade, e ser convidados a fazer parte de tudo isso engrandece e traz ânimo e ainda mais propósito a todo nosso time do Centro Europeu”, finaliza Athos.

Já Helton Costa, coordenador do curso de jornalismo da Unisecal, comenta que a parceria é importante para aprendizagem dos alunos e a prática do que eles vêm em sala de aula. “Como em anos anteriores, esperamos que também seja um sucesso e estamos felizes por poder participar desse momento de retomada do Turismo nos Campos Gerais e no Paraná”. Em 2017, os acadêmicos do curso também participarem do Salão de Turismo produzindo materiais audiovisuais.

Thaís Pius, presidente do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, comemora as parcerias. “Ficamos muito felizes ao ver tantos parceiros conosco no Salão, o que nos motiva a realizar esse evento e continuar em busca de tornar nosso turismo cada vez melhor”.

O 4º Salão de Turismo dos Campos Gerais é realizado pelo Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau com parceria da AdeTur Campos Gerais e Sebrae/PR. Tem patrocínio do Shopping Palladium Ponta Grossa, através da Lei Municipal de Apoio a Grandes Eventos, Fecomércio e Federação Brasileira de Alimentação e Hospedagem. Ainda conta com apoio da Abrasel, Centro Europeu, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Senac e Unisecal e tem a Aracê Turismo como agência de receptivo.

Com informações da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE