AMCG e Amcespar buscam fortalecer a economia regional | aRede
PUBLICIDADE

AMCG e Amcespar buscam fortalecer a economia regional

Encontro referente ao 'Desenvolve Paraná' reuniu prefeitos e lideranças na quinta-feira (25)

Evento foi promovido pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e Sebrae, em parceria com as associações microrregionais
Evento foi promovido pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e Sebrae, em parceria com as associações microrregionais -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Prefeitos, secretários e técnicos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) participaram, na manhã desta quinta-feira (25), do 5º encontro regional ‘Diálogos Desenvolve Paraná’. 

O evento, promovido pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e Sebrae, em parceria com as associações microrregionais, trouxe o 'Empreendedorismo e Desenvolvimento Local' e os 'Consórcios Públicos' como pautas. "Nós temos o papel de multiplicadores. Temos que levar as informações, e as boas práticas para nossos municípios", destacou o presidente da AMCG, e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro.

Para o presidente, os temas tratados são de suma importância para a região. "Os municípios são fábricas de pequenos empreendedores. Eles impactam diretamente na economia local", avalia. Quanto ao papel dos Consórcios, Carneiro comenta sobre a otimização dos serviços e a economia para os cofres públicos, ao unir diversos municípios em uma entidade para execução. 

Apoio ao empresariado

Da AMCG, os prefeitos de Ipiranga, Douglas Modesto, de Palmeira, Sérgio Belich, além do vice de Ortigueira, Gilson Vinutti, estiveram no encontro. "Esta parceria com o Sebrae para apoiar os Micro e Pequenos Empresários é vital", conta o chefe do Executivo de Palmeira, citando inúmeros empréstimos a juro zero para seus munícipes. Quanto às capacitações, o prefeito de Ipiranga citou que, cada vez mais, os gestores devem ter capacidades técnicas. "A eficiência da gestão pública vai depender disso", avalia, destacando ainda a troca de experiências durante os encontros.

Representando a Prefeitura de Ponta Grossa, a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, ressaltou o desenvolvimento regional em sua fala. "Devemos pensar não só em nossos municípios, mas também naqueles que o circundam", comentou. O consultor do Sebrae, e palestrante, Emerson Lourenço, corrobora. “Os municípios que geram o desenvolvimento. Temos que implantar uma cultura empreendedora nos territórios regionais”, considera ele, que abordou o “Empreendedorismo e Desenvolvimento Local”.

Sobre os Consórcios Públicos Intermunicipais, a advogada e consultora Joanni Aparecida Henrichs destacou algumas das atualizações que devem impactar seu funcionamento, e os contratos firmados junto às Prefeituras. Os prefeitos Luiz Everaldo Zak, de Rebouças, e Moacir Alfredo Szinvelski, de Mallet, da Amcespar, também estiveram presentes no “Diálogo Desenvolve Paraná”. 

CimSaúde participa de capacitação

O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) participou na manhã desta quinta-feira (25) de mais uma capacitação. Desta vez foi sobre as atualizações na lei que rege os Consórcios Públicos. Em evento promovido pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e Sebrae, a consultora Joanni Aparecida Henrichs destacou as principais mudanças. “A legislação está em constante mudança. Temos que acompanhar e adequar nossos serviços”, avalia a diretora, Pâmella Costa. Entre as alterações apontadas pela especialista esteve a Portaria 2905 publicada no último mês, que dispõe sobre as diretrizes e os aspectos operacionais aplicáveis no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE