Sesi Paraná abre inscrições para EJA nos Campos Gerais | aRede
PUBLICIDADE

Sesi Paraná abre inscrições para EJA nos Campos Gerais

Aulas são ofertadas no ensino à distância (EAD), pela internet e em horários flexíveis, com apenas um encontro presencial e obrigatório por semana

As aulas acontecem 80% na modalidade a distância e 20% na modalidade presencial, com um encontro semanal em formato presencial conectado
As aulas acontecem 80% na modalidade a distância e 20% na modalidade presencial, com um encontro semanal em formato presencial conectado -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

No Brasil pouco mais de 3 milhões de trabalhadores do setor industrial e de construção ainda não concluíra a educação básica, incluindo analfabetos. O número é alto e representa 33% do total de trabalhadores do setor industrial e de construção, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Previdência (RAIS 2020). Deste total, 42% ainda estão com o Ensino Fundamental incompleto e 56% ainda precisam iniciar e/ou concluir o Ensino Médio.

Na região Sul, o Paraná é o estado com o menor índice de trabalhadores sem a conclusão dessa etapa de ensino, mas, ainda assim, os números são alto. Entre analfabetos e pessoas que ainda estão com o Ensino Médio incompleto, o estado acumula saldo de 286 mil trabalhadores, dentro do setor industrial e de construção; porém, ainda à frente de Santa Catarina (301.076) e Rio Grande do Sul (309.427).

Já a região dos Campos Gerais, com as cidades de Irati, Ponta Grossa, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e União da Vitória, tem pouco mais de 15 mil trabalhadores do setor industrial e da construção sem a conclusão da educação básica, entre analfabetos e pessoas com o ensino médio incompleto. Ou seja, são 15 mil trabalhadores que ainda podem concluir seus estudos iniciais por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A RAIS também mostra que, em termos de remuneração média, quem possui ensino superior completo ganha cerca de 60% a mais do que aquele colaborador com o ensino médio incompleto. 

Para quem tem interesse em alçar novos voos a partir da Educação, o Sesi Paraná na Região dos Campos Gerais está com inscrições abertas para turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Ensino Fundamental II (5º ao 9º ano) e Ensino Médio.

Apenas na região dos Campos Gerais, no último ano e primeiro semestre de 2022, 625 pessoas foram beneficiadas pela iniciativa. Uma delas é a Carine Desplanches, de 19 anos, que concluiu sua formação básica e já está cursando Técnico em Enfermagem.

“A EJA é uma excelente oportunidade para quem, por algum motivo, precisou interromper seus estudos. Meu pai e minha irmã também concluíram seus estudos na instituição e, logo em seguida, meu pai formou-se Técnico em Eletromecânica e agora minha irmã está se formando em Pedagogia”, conta Carine. “Fazer parte do Sesi foi muito bom para mim e para mim e meus familiares. Todos sempre foram muito atenciosos conosco para dúvidas e tudo o que precisamos”, acrescenta a jovem de 19 anos que agora está cursando Técnico em Enfermagem.

Opinião compartilhada pela aluna Letícia de Fátima cordeiro, de 34 anos. “Eu comecei a EJA do Sesi em 2021 e este ano estou concluindo o Ensino Médio. Ter a oportunidade de participar da EJA foi maravilhoso. Recebi muita atenção, carinho e incentivo da equipe pedagógica. Cada vez que eu pensava em desistir, a pedagoga estava ali ao meu lado, incentivando e dando todo o apoio que eu precisava para concluir o meu Ensino Médio”, conta Letícia, que comenta também sobre o benefício da modalidade semipresencial. “A EJA do Sesi é única. Muitas pessoas não têm oportunidade de deslocamento até uma escola e, desse modo, você faz no seu horário e no seu tempo, com muita oportunidade de pesquisa sobre o que é ensinado. Além disso, a EJA do Sesi também colaborou bastante para o meu autoconhecimento, superação de limites e desenvolvimento profissional. Para mim é uma vitória estar concluindo o Ensino Médio e eu só tenho a agradecer por essa oportunidade. Hoje eu percebo que estudando temos a certeza de que dias melhores virão”, finaliza Letícia.

Atualmente, mais de 13 mil pessoas estão sendo atendidas pela EJA do Sesi Paraná em todo o estado.

Saiba como funciona a EJA do Sesi Paraná

As aulas acontecem 80% na modalidade a distância e 20% na modalidade presencial, com um encontro semanal em formato presencial conectado, com aulas ao vivo, por meio da plataforma Microsoft Teams, a partir de cronograma informado pela equipe pedagógica, conforme o início de cada disciplina. O aluno pode optar em assistir as aulas no período vespertino ou noturno.

Além disso, a EJA do Sesi está organizada por disciplinas, cursadas uma de cada vez. Desta forma, os novos alunos podem ingressar quando uma nova disciplina estiver iniciando, permitindo várias oportunidades de entrada ao longo do ano.

Todos os alunos inscritos também recebem um curso de Inclusão Digital para que possam aprender a navegar e realizar todas as atividades escolares obrigatórias disponíveis na Plataforma de estudo FIEP Digital, além de orientações para consulta sobre sua trajetória escolar e navegação no Portal do Aluno.   

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesi Paraná está disponível para qualquer pessoa a partir de 18 anos que ainda não tenha concluído o Ensino Fundamental II (5º ao 9º ano) ou o Ensino Médio.

Para confirmar a inscrição é necessário obedecer aos requisitos constantes no Edital de inscrições disponível no site: sistemafiep.org.br/gratuidade. Na região dos Campos Gerais, os interessados também podem entrar em contato diretamente com a secretaria das unidades do Sesi, conforme contatos abaixo.

EJA do Sesi Paraná - Campos Gerais

Irati: R. Coronel Emílio Gomes, 03, Centro | (42) 3421-485

Ponta Grossa: Av. João Manoel dos Santos Ribas, 405 | (42) 3219-5000

São Mateus do Sul: R. Maria Paulina Wolter, 2.050, Vila Prohmann | (42) 3520-3950

Telêmaco Borba: Av. Vidal de Negreiros, 225| (42) 3271-4800  

União da Vitória: R. Marechal Deodoro, 70, Centro | (42) 3521-3900

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE