Base do Samu já registrou mais de 770 atendimentos em Teixeira Soares | aRede
PUBLICIDADE

Base do Samu já registrou mais de 770 atendimentos em Teixeira Soares

Inaugurada em janeiro de 2022, a unidade também atende o município de Fernandes Pinheiro, somando uma população de mais de 18 mil pessoas

No período de um ano, foram 778 chamados atendidos, sendo a grande maioria em Teixeira Soares
No período de um ano, foram 778 chamados atendidos, sendo a grande maioria em Teixeira Soares -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Teixeira Soares, que cobre também o município de Fernandes Pinheiro, somando uma população de 18 mil pessoas, completou um ano de atendimento. No período, foram 778 chamados atendidos, sendo a grande maioria em Teixeira Soares.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde de Teixeira Soares, Amauri Klossowski, o Samu é um serviço que já faz parte do dia a dia da população. "Há muitos pontos positivos para serem destacados, como o número de pessoas atendidas e a agilidade. Em média, são 50 atendimentos ao mês, entre transferências inter-hospitalares e também dentro do território urbano e rural", conta.

"A qualidade do serviço não deixa nada a desejar, o Samu tem feito o trabalho com excelência, atendimento rápido, ágil, em todas as situações de urgência e emergência do município", elogia o responsável pela pasta. "É um serviço que veio para ficar. O Samu é uma realidade dentro de Teixeira Soares e vem, a cada dia, crescendo, aperfeiçoando e se tornando referência na nossa cidade", comemora.

Para a Secretária Municipal de Saúde de Fernandes Pinheiro, Emanuelle de Matos, o investimento no Samu era necessário. "Temos uma extensa área rural e muitas demandas da população. O Samu proporcionou, em diversas vezes, a possibilidade de um tratamento mais rápido e adequado, salvando vidas, transportando e levando esperança para as famílias quando necessitavam", relata. "Além disso, podemos contar com a regulação médica em demandas específicas, oferecendo acesso e auxílio ao cidadão. O serviço vem se adaptando e melhorando sempre e quem ganha é a população", afirma.

Atendimento regionalizado

Na região, o Samu é gerido pelo Consórcio Intermunicipal Samu Campos Gerais (CimSamu), que administra a Central de Regulação Médica de Urgências dos Campos Gerais e toda a operacionalização do serviço, com 33 ambulâncias, um helicóptero, 22 bases descentralizadas e 28 municípios associados.

"A unidade de Teixeira Soares é uma base descentralizada da Central de Regulação facilitando o acesso e atendimento rápido da população", comenta a Diretora do CimSamu, Scheila Mainardes. A região dos Campos Gerais atendida pelo Samu Regional soma uma população de mais de um milhão de pessoas.

Os atendimentos primários, que são aqueles acionados diretamente pela população, representam a maioria dos atendimentos em Teixeira Soares e Fernandes Pinheiro. Do total de chamados, uma porcentagem expressiva utilizou recursos do Samu, ou seja, tiveram equipes deslocadas, sendo Unidade de Suporte Básico (USB) ou Unidade de Suporte Avançado (USA), cuja base está alocada em Irati, ou o helicóptero, alocado em Ponta Grossa.

Com informações da Assessoria de Imprensa.
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE