Amcespar reúne prefeitos nesta quinta para debater situação do IML | aRede
PUBLICIDADE

Amcespar reúne prefeitos nesta quinta para debater situação do IML

Prestação de serviços do Instituto Médico Legal será tema de reunião nesta quinta-feira (29). Construção de uma nova estrutura é demanda antiga da região

Prefeito de Irati e presidente da entidade, Jorge Derbli (PSDB), falou sobre a expectativa para o encontro
Prefeito de Irati e presidente da entidade, Jorge Derbli (PSDB), falou sobre a expectativa para o encontro -

Allyson Santos

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A construção de uma nova sede do Instituto Médico Legal (IML) em Irati será tema de uma reunião entre prefeitos, vereadores e outras lideranças políticas regionais nesta quinta-feira (29). O encontro da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar) foi convocado pelo prefeito de Irati e presidente da entidade, Jorge Derbli (PSDB), que concedeu entrevista ao Jornal da Manhã e Portal aRede e revelou a expectativa para a reunião.

Segundo a programação divulgada à imprensa, o evento terá início às 9h30 e terá a presença do diretor do IML do Paraná, André Ribeiro Langowiski e equipe. “Acreditamos que será um debate muito importante. Representantes da Polícia Científica estarão aqui para falar sobre a situação de Irati e região”, destacou. As pautas centrais da reunião serão os atos necessários para a liberação do corpo no IML e o funcionamento do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO).

Derbli também voltou a mencionar a necessidade de melhorias na prestação de serviços do IML na região Centro-Sul. “Nós temos algumas iniciativas encaminhadas. No momento, precisamos do projeto para a nova estrutura e dos recursos para viabilizar a obra. Já firmamos uma parceria junto à Unicentro para a doação do terreno. O IML de Irati foi promessa de vários deputados, mas muito provavelmente teremos que começar do zero essas tratativas”, explicou.

Demanda é antiga

A nova sede do IML em Irati é uma demanda antiga do município. Em entrevista recente, Derbli mencionou as dificuldades logísticas enfrentadas pela população e voltou a firmar o compromisso com a qualificação dos atendimentos. Em maio deste ano, representantes da Amcespar estiveram em Curitiba para uma reunião com representantes da Polícia Científica. Na oportunidade, foi colocada em pauta a possível instalação de uma unidade no Instituto Médico Legal (IML) para a atender a região. Além de Jorge Derbli, estiveram presentes os prefeitos de Rio Azul, Leandro Jasinski (PSD); e de Rebouças, Luiz Everaldo Zak (PSD).

Outras pautas

A reunião desta quinta-feira (29) será dividida em diferentes partes. Logo após as dicussões acerca do IML, os prefeitos terão acesso a uma apresentação de plataformas digitais para setores de ensino. Já às 10h50, terá início um levantamento de estratégias para fomentar a comercialização de produtos em municípios da Amcespar. Por fim, serão apresentadas ações do Comitê Territorial Terra dos Pinheirais, que atua em várias frentes visando o desenvolvimento econômico regional. O evento acontecerá na sede da Amcespar, em Irati.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE