Maior evento leiteiro da América Latina começa nesta terça-feira | aRede
PUBLICIDADE

Maior evento leiteiro da América Latina começa nesta terça-feira

Cerimônia de abertura do Agroleite ocorre às 15h deste dia 8. Evento acontece em Castro até sexta-feira (11), com a perspectiva de atrair mais de 100 mil pessoas e movimentar mais de R$ 150 milhões em negócios

Área destinada para os expositores neste ano cresceu em 10 mil m² e agora passa a ser de 35 mil m²
Área destinada para os expositores neste ano cresceu em 10 mil m² e agora passa a ser de 35 mil m² -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Começa nesta terça-feira (8), em Castro, o Agroleite, um dos mais importantes eventos da cadeia leiteira no mundo. Organizado pela Cooperativa Castrolanda e realizado com o apoio da Prefeitura de Castro, o evento é estritamente técnico, com foco na tecnologia, no conhecimento, e nos negócios, considerado a principal vitrine do setor leiteiro no país. A cerimônia oficial de abertura está agendada para as 15 horas, mas os portões já estarão abertos ao público a partir das 8 horas. A feira ocorre até sexta-feira (11), com a perspectiva de atrair mais de 100 mil pessoas e movimentar mais de R$ 150 milhões em negócios.

Estarão presentes na cerimônia de abertura o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, representando o Governo Federal, e o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), Norberto Ortigara, representando do Governo do Paraná. Outras lideranças políticas, do agronegócio, e de entidades, também confirmaram presença no evento, realizado no Castrolanda Expo Center e Parque de Exposições Dario Macedo, com acesso pela PR-340.

“Essa feira é a maior do setor na América do Sul e é uma das quatro maiores do mundo entre as focadas no leite. Então, durante a semana, todos os holofotes dos que tem ligação com a cadeia de leite estarão focados para o Agroelite”, resume o presidente da Cooperativa Castrolanda, Willem Bouwman. Neste ano, são 279 expositores que participam, em uma área que cresceu de 25 mil m² para 35 mil m². “Nós percebemos que, como a feira é muito focada em conhecimento, tecnologia e negócios, as empesas gostam desse ambiente. Então nós abrimos portas pra que essas empresas nos ajudem uma fazer uma feira cada vez maior e melhor”, completa Bouwman, detalhando que há expositores de toda a cadeia leiteira, desde as forragens e os animais, como a sanidade, genética, alimentação, e também a industrialização.

TEMA

O tema desta edição é Conectando o Futuro do Leite, com o objetivo de mostrar ao mundo que, no Agroleite, a cultura leiteira se renova e os negócios se transformam. Seguindo este propósito, a organização promove uma intensa programação de fóruns e painéis que abordam temas específicos da cadeia produtiva do leite e das outras cadeias de atuação da Cooperativa Castrolanda, como também sobre aspectos gerais do agronegócio com relação a questões de mercado, política e economia. A programação completa pode ser vista no site oficial do evento, clicando aqui.

ATRATIVOS

Outros três grandes atrativos são o torneio leiteiro, o julgamento dos animais, o Troféu Agroleite. No torneio leiteiro, estão inscritos 24 animais, em disputas que medem produtividade por volume ou por aproximação. Já no julgamento, 420 animais irão entrar na Arena Agroleite para concorrer ao título de melhor animal de sua categoria.  Já o Troféu Agroleite, considerado o ‘Oscar do Leite’, premiará empresas de 15 categorias. Além disso, a Rota do Leite irá oportunizar ao público do evento que conheça propriedades de pecuária leiteira em Castro. O evento também conta com outras atrações, entre elas, a competição de tratores ‘Trekker Trek’.

Atrativo detalha a cadeia leiteira para leigos

Apesar de ser um evento técnico, também há o espaço para quem não tem nenhuma ligação com a cadeia leiteira e quer conhecer como funciona. Nesse caso, há uma atração para os mais jovens, para a família e para os mais curiosos, como explica o presidente da Castrolanda. “Para quem quer conhecer como funciona essa cadeia, temos o espaço que se chama ‘Trilha do Leite’, que conta um pouco a história como funciona, desde a produção do leite na propriedade até a ida ao supermercado. Então é onde as pessoas do meio urbano podem conhecer um pouco melhor a cadeia do leite”, destaca Bouwman.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE