Compra de leite elevará rentabilidade de produtores | aRede
PUBLICIDADE

Compra de leite elevará rentabilidade de produtores

Medida foi oficialmente anunciada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, na cerimônia de abertura do Agroleite. Objetivo é oferecer uma compensação a produtores brasileiros prejudicados pelo aumento de importações

Ministro discursou na cerimônia do Agroleite
Ministro discursou na cerimônia do Agroleite -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Começou nesta terça-feira (8), no Castrolanda Expo Center e Parque de Exposições Dario Macedo, em Castro, a edição 2023 do Agroleite. A cerimônia de abertura contou com a presença do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro; do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), Norberto Ortigara; do presidente do sistema Ocepar, José Roberto Ricken, entre outras lideranças políticas e de entidades. Entre as novidades reveladas no evento pelo Ministro é que o Governo Federal, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vai comprar leite em pó das cooperativas a preço de varejo, para gerar mais rentabilidade aos produtores, e implementar esse alimento nos programas sociais. O presidente da Conab, João Edegar Pretto, também estava presente na Feira.

A medida foi anunciada, em caráter emergencial, para compensar os produtores brasileiros que têm sido prejudicados em função do aumento das importações, reduzindo os valores aos produtores, em um mercado que passa a ter leite com preço mais baixo. “Ainda nessa semana começamos essa medida emergencial para enxugar esse mercado e garantir rentabilidade às cooperativas, que vão, consequentemente, gerar mais rentabilidade aos nossos produtores. Sabemos que são medidas emergenciais, mas precisamos de medidas estruturantes”, disse na cerimônia de abertura, sendo aplaudido pelos presentes.

Para Fávaro, essa medida não deve ser vista como um rompimento do acordo com o Mercosul. Entretanto, há o cuidado quanto à produção que possa entrar de forma ilegal no país. “Se o leite é produzido na Argentina, no Uruguai, é legítimo, e temos que achar medidas para que nós, produtores, tenhamos competitividade. Agora, se os produtos estão vindo para o Brasil e não têm origem na Argentina e no Uruguai, temos que usar das sanções, das medidas necessárias, para proteger nosso mercado e nossos produtores – e não vamos vacilar em tomar essas medidas”, acrescentou.

Norberto Ortigara, secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, destacou que as medidas anunciadas ajudam os produtores. "A cadeia está passando por esse estresse difícil porque temos a concorrência externa pesada, com leite barato ingressando em um ponto muito fora da curva, muito anormal", acentuou. Ortigara esteve em Brasília em julho juntamente com os outros seis secretários da Agricultura dos Estados do Sul e do Sudeste levando esse pedido de solução também ao vice-presidente Geraldo Alckmin. "Há necessidade de proteção para os produtores, por isso tudo que for possível fazer para dificultar o ingresso de leite barato vai ajudar", afirmou. 

SOJA

O ministro Carlos Fávaro também disse que deve ser implementada a mudança na janela de plantio da soja no Paraná, com o término estendido até 31 de janeiro de 2024. Antes a data estava fixada para 19 de dezembro de 2023. Esse é um dos pedidos dos produtores do Estado, principalmente da região Centro-Sul, que cultiva a soja no final de dezembro e começo de janeiro e produz semente.


Quarta tem julgamentos e o Troféu Agroleite

O evento segue até sexta-feira (11), no município de Castro, com acesso pela PR-340. Nesta quarta-feira (9), tem início o julgamento de animais e seguem as ordenhas do Torneio Leiteiro. Também nesta quarta ocorrem os fóruns da suinocultura e ‘conexão do leite’, sobre nutrição, saúde e robotização; enquanto que no período noturno, ocorre a cerimônia de premiação dos vencedores do Troféu Agroleite, considerado o ‘Oscar do Leite’. Os portões abrem às 8h e se fecham às 19 horas, com entrada franca. A perspectiva do evento é receber mais de 100 mil visitantes e movimentar mais de R$ 150 milhões em negócios.

Com informações 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE