Teles e Bouwman entregam demandas da região à Alep | aRede
PUBLICIDADE

Teles e Bouwman entregam demandas da região à Alep

Assembleia recebe reivindicações da população dos Campos Gerais durante Sessão Especial em Castro. Solenidade fez parte da programação da Assembleia Itinerante, que leva o trabalho do Poder Legislativo às principais cidades do Paraná.

A aproximação resultou em uma série de reivindicações assinados por representantes de prefeituras, câmara de vereadores, entidades de classe
A aproximação resultou em uma série de reivindicações assinados por representantes de prefeituras, câmara de vereadores, entidades de classe -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

 A quarta edição do projeto Assembleia Itinerante, realizada nesta quinta-feira (10) em Castro, foi marcada pela interação entre deputados estaduais, representantes da sociedade civil organizada e a população que participou do Agroleite, principal vitrine do setor leiteiro da América Latina. A aproximação resultou em uma série de reivindicações assinados por representantes de prefeituras, câmara de vereadores, entidades de classe, sindicatos, associações e membros da sociedade civil organizada da região dos Campos Gerais. Os documentos entregues à Assembleia Legislativa do Paraná foram recebidos pelo presidente, deputado Ademar Traiano (PSD), pelo primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), e pelos parlamentares que representam a região no Poder Legislativo.

As demandas foram entregues pelo diretor-presidente da Cooperativa Castrolanda, Willem Berend Bouwman, e pelo prefeito de Castro, Álvaro Teles. Como em outras edições, o projeto da Assembleia Legislativa que aproxima o cidadão dos parlamentares deixa a região levando para o Poder Legislativo uma série de reivindicações, sugestões e propostas que visam melhorar a vida da população. Durante a solenidade, mais de 30 pessoas de destaque na sociedade dos Campos Gerais receberam diplomas de menção honrosa confeccionados pela Assembleia Legislativa.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, comandou a sessão especial de interiorização na região. "O Poder Legislativo vem ouvir de perto reivindicações que vêm da base. Esta é nossa missão e dever: escutar aqueles que geram as riquezas do nosso Estado. Dessa forma, podemos organizar projetos para o desenvolvimento de todas as regiões do Paraná. Por isso, decidimos fazer a interiorização, aproximando cada vez mais a Assembleia da população. Precisamos interagir e conversar com os representantes legítimos das regiões do Estado. A Assembleia é uma casa aberta para a população, onde a democracia impera. A Assembleia Itinerante é um dos grandes projetos da Mesa Executiva e de todos os deputados. Queremos ouvir e compreender o que a região sugere para que as iniciativas possam chegar à esfera governamental", afirmou Traiano.

  "A Assembleia é uma casa aberta para a população, onde a democracia impera. A Assembleia Itinerante é um dos grandes projetos da Mesa Executiva e de todos os deputados. Queremos ouvir e compreender o que a região sugere para que as iniciativas possam chegar à esfera governamental"

Ademar Traiano Presidente da Alep
  

O primeiro-secretário do Legislativo, deputado Alexandre Curi, destacou a importância de a iniciativa discutir todas as regiões do Estado ao lado da população. “A Assembleia está muito mais próxima da população. Nessas edições da Assembleia Itinerante já rebemos mais de mil sugestões, que podem se tornar requerimentos, pedidos e projetos de lei. Com isso, estamos discutindo o Paraná, seus municípios e regiões. E aqui estamos discutindo Castro e os Campos Gerais”, frisou.

Principais demandas

Entre as principais demandas recebidas pelo Legislativo estão obras de infraestrutura, melhoria da segurança pública e do atendimento à assistência social. Diversas entidades pedem a realização de obras de pavimentação em rodovias que cortam a região, além de melhoria da trafegabilidade em estradas que ligam os municípios. Na área da segurança, há a solicitação para a criação da companhia da Polícia Militar independente do município de Castro, atendendo Arapoti, Jaguariaíva, Sengés, Piraí do Sul e Carambeí, além do aumento do efetivo do 1ª Batalhão da Polícia Militar. Outras demandas da região são na área da assistência social, com a solicitação obras de reparo e reformas em entidades que prestam serviço social.

Os documentos com as sugestões foram encaminhadas pela Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), representando as prefeituras da região, Câmara de Vereadores de Castro, Secretaria Municipal de Assistência Social de Castro, Casa da Criança e do Adolescente Padre Marcello Quilici, Sindicato Empresarial do Comércio Varejista de Castro, Carambeí, Piraí do Sul Jaguariaíva e Arapoti (Secom-Castro e Região), Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Paraná – Subseção de Castro, Sindicato Rural de Castro e Associação de Assistência Social de Castrolanda.

Representação

Os deputados que representam os Campos Gerais participaram da solenidade destacando a importância da Assembleia Itinerante para os municípios da região, como frisou o ex-prefeito de Castro, o deputado Moacyr Fadel (PSD). "É muito importante receber hoje a Assembleia em nossa cidade. Podem ter certeza que a Assembleia está em casa em Castro. Estamos juntos em um só ideal, trabalhando para o melhor das cidades dos Campos Gerais. É uma ação de todos os deputados, que estão ajudando a proporcionar uma região cada vez melhor. Muito obrigado ao povo de Castro".

O deputado Anibelli Neto (MDB) reforçou a importância do Agroleite e da Assembleia homenagear personalidades de destaque dos Campos Gerais. "Quero parabenizar esse grande evento. Estou feliz de estar presente pela primeira vez. É uma brilhante audiência pública nesta noite. Ser deputado é motivo de muito orgulho. A iniciativa da Mesa Executiva permite que a população possa conhecer ainda mais os deputados. Para mim, é um orgulho entregar essa menção honrosa para pessoas que deixam um legado para a região", comentou.

Para o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), a Assembleia Itinerante é uma celebração da democracia. “A presença da Assembleia significa a abertura que nós deputados sempre tivemos com o setor produtivo e com a sociedade civil organizada. A iniciativa aproxima a Assembleia das demandas que são muito específicas de cada um dos segmentos, não só da economia, mas da sociedade paranaense. Assim, estamos sempre próximos dos cidadãos”, afirmou.

A deputada Mabel Canto (PSDB) reforçou a pertinência das sessões de interiorização da Assembleia. "Estou muito feliz de estar nessa feira tão importante. Temos trabalhado muito pelas mulheres deste Estado. Este é um evento extremamente importante, então receber a Assembleia é muito relevante. Neste momento, de fato, ficamos muito próximos da população", comentou.

O deputado Requião Filho (PT) frisou o potencial produtivo da região. “Os Campos Gerais, com todo seu potencial produtivo e turístico e sua capacidade de transformar esse potencial em riqueza, faz dessa região uma joia do nosso estado. Hoje as cooperativas e os agricultores do Paraná têm a capacidade de se reinventar e se colocar no mercado”, disse. O deputado federal Pedro Lupion (PP) concordou. “Essa reunião vai fazer com que a população de Castro e região seja cada vez mais representadas no Poder Legislativo. A Assembleia é uma casa séria, respeitável e que trabalha em prol dos paranaenses”.

Proximidade

Lideranças locais também destacaram a importância da presença da Assembleia Legislativa do Paraná nos municípios do interior. “É uma honra participar desta Assembleia Itinerante, oportunizando a população de manifestar suas preocupações e desejos. Isso valoriza nosso evento. Estou muito grato pela presença de todos”, comentou o diretor-presidente da Cooperativa Castrolanda, Willem Berend Bouwman.

O prefeito de Castro, Álvaro Teles, tem visão semelhante. "Hoje a cidade está em festa. É um dia histórico. Temos a honra de receber a quarta edição da Assembleia Itinerante, que dá condições para a população saber como é uma sessão da Assembleia Legislativa. Agradeço o prestígio com o município", afirmou. O presidente da Câmara de Vereadores de Castro, Miguel Zadhi Neto, lembrou que a sessão possibilita enviar para a Assembleia as demandas da região. “Nossos vereadores puderam encaminhar as reivindicações da população. Tomara que consigamos conquistar isso”.

Já prefeita de Carambeí e presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Elisangela Pedroso, aproveitou a oportunidade para entregar aos deputados reivindicações dos 19 municípios que compõe a Associação e sugerir a elaboração de um projeto de lei em que entidades possam destinar parte do imposto de renda para Fundos da Criança e do Idoso. "Esta é uma maneira da sociedade contribuir com as entidades dos seus municípios", disse.

Homenageados

Como ocorre em todas as sessões especiais da Assembleia Itinerante, os parlamentares homenagearam personalidades de destaque na sociedade das regiões onde a interiorização é realizada. Os nomes são escolhidos pelos deputados que representam a região. Nos Campos Gerais, os eleitos para receber diplomas de menção honrosa confeccionados pela Assembleia Legislativa se destacam em diversas áreas, que vão desde a empresarial, passando pela gastronomia e política.

Os deputados Alexandre Curi e Moacyr Fadel homenagearam o produtor rural e cooperado da Castrolanda Armando de Paula Carvalho Filho; o diretor da Cooperativa Castrolanda Douwe Jantinus Groenwold; o produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Castro Eduardo Medeiros Gomes; a administradora de empresas Elsa Maria Kugler; o CEO da Vapza Enrico Milani; a cofundadora e gerente da Agroleite Leila Dione Marques Gomes; o economista Nelci José Pedroso Mainardes; a Rádio Castro; o agropecuarista Ronald Rabbers; e o presidente da Castrolanda Willem Berend Bouwman.

O deputado Anibeli Neto homenageou o ex-vereador de Jaguariaíva Antônio Carlos De Pontes; o empresário José Davi Donha Artero; o produtor rural Marcelo Zanello Milleo; o ex-prefeito de Tibagi Sinval Silva e o ex-prefeito de Sengés Walter Juliano Dória. Já o deputado Fabio Oliveira prestou homenagem ao advogado e policial militar Edmauro de Oliveira Assunção.

Já o deputado Luiz Claudio Romanelli prestou homenagem ao tenente-coronel Marcos Ginotti Pires; a Gessi Moreira, provedor da Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa; a Dayana van Westering, que comanda a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Carambeí; a Nelson Ari Canabarro de Oliveira, professor da UTFPR em Ponta Grossa; ao capitão Paulo Cesar Marcondes, da Polícia Militar; a Ivanete Borssato e Altemir Borssato, proprietários do restaurante Ipirangão.

Os homenageados da deputada Mabel Canto são o produtor rural e empresário Adilson Gorte; a bailarina Myrela Sidenco Rosas; a professora Noemi Aparecida Carneiro; a secretária da Federação da Associação de Mulheres de Negócios e diretora da ACIPG Sandra Queiroz; e o líder comunitário João Cristiano Scheidt, conhecido como Zico.

Por fim, o deputado Requião Filho concedeu homenagens ao ex-vereador de Tibagi Antônio Rieli Serenato; ao empresário Clóvis Roberto Fassini, de Piraí do Sul; ao empresário, ex-vereador e ex-vice-prefeito de Nova Tebas João Atair Albertti e ao proprietário da rede de rádios T Márcio Luiz Martins.

Presenças

Também participaram da sessão especial de interiorização da Assembleia os deputados estaduais Evandro Araújo (PSD), Marcia Huçulak (PSD), Tiago Amaral (PSD), Thiago Büher (União), Alisson Wandscheer (Solidariedade), Pedro Paulo Bazana (PSD), Fabio Oliveira (PODE), Nelson Justus (União) e Samule Dantas (Solidariedade). Os deputados federais Paulo Litro (PSD) e Rodrigo Estacho (PSD) também estiveram presentes na solenidade.

GALERIA DE FOTOS

  • A aproximação resultou em uma série de reivindicações assinados por representantes de prefeituras, câmara de vereadores, entidades de classe
    A aproximação resultou em uma série de reivindicações assinados por representantes de prefeituras, câmara de vereadores, entidades de classe
  • A aproximação resultou em uma série de reivindicações assinados por representantes de prefeituras, câmara de vereadores, entidades de classe
    A aproximação resultou em uma série de reivindicações assinados por representantes de prefeituras, câmara de vereadores, entidades de classe
  • A aproximação resultou em uma série de reivindicações assinados por representantes de prefeituras, câmara de vereadores, entidades de classe
    A aproximação resultou em uma série de reivindicações assinados por representantes de prefeituras, câmara de vereadores, entidades de classe
  • A aproximação resultou em uma série de reivindicações assinados por representantes de prefeituras, câmara de vereadores, entidades de classe
    A aproximação resultou em uma série de reivindicações assinados por representantes de prefeituras, câmara de vereadores, entidades de classe
  • A aproximação resultou em uma série de reivindicações assinados por representantes de prefeituras, câmara de vereadores, entidades de classe
    A aproximação resultou em uma série de reivindicações assinados por representantes de prefeituras, câmara de vereadores, entidades de classe
  • A aproximação resultou em uma série de reivindicações assinados por representantes de prefeituras, câmara de vereadores, entidades de classe
    A aproximação resultou em uma série de reivindicações assinados por representantes de prefeituras, câmara de vereadores, entidades de classe
  • A aproximação resultou em uma série de reivindicações assinados por representantes de prefeituras, câmara de vereadores, entidades de classe
    A aproximação resultou em uma série de reivindicações assinados por representantes de prefeituras, câmara de vereadores, entidades de classe
  • A aproximação resultou em uma série de reivindicações assinados por representantes de prefeituras, câmara de vereadores, entidades de classe
    A aproximação resultou em uma série de reivindicações assinados por representantes de prefeituras, câmara de vereadores, entidades de classe
  • A aproximação resultou em uma série de reivindicações assinados por representantes de prefeituras, câmara de vereadores, entidades de classe
    A aproximação resultou em uma série de reivindicações assinados por representantes de prefeituras, câmara de vereadores, entidades de classe
 
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE