Público lota Fórum da Agricultura no Agroleite | aRede
PUBLICIDADE

Público lota Fórum da Agricultura no Agroleite

Palestras foram realizadas pelo comentarista político Caio Coppolla e pelo CEO da Agroconsult, André Pessôa

Palestrantes foram Caio Coppolla e André Pessôa
Palestrantes foram Caio Coppolla e André Pessôa -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A área de Negócios Agrícola da Castrolanda promoveu mais uma edição do Fórum da Agricultura durante o Agroleite. O evento, na manhã desta quinta-feira, 11 de agosto, lotou as cadeiras do Pavilhão One para palestras com o CEO da Agroconsult, André Pessôa, e o comentarista político Caio Coppolla.

O fórum foi aberto pela gerente-executiva da área, Tatiane Bugallo, que deu boas-vindas aos convidados e destacou a importância das discussões para os negócios agrícola. “São temas em voga no cenário atual da agricultura e que posicionam o produtor rural em relação ao momento em que vivemos. Informações importantes para nortear os negócios e auxiliar na tomada de decisões”, conta.

O primeiro a se apresentar foi André Pessôa, com uma fala sobre as perspectivas para os negócios, baseada em dados nacionais e globais. Para o consultor, o momento agrícola do Brasil pode ser considerado de ‘normalidade’, por mais que isso não fique tão evidente em um primeiro momento.

“Nos últimos três ou quatro anos tivemos momento excepcionais na agricultura, com crescimento muito acima do esperado e excelentes condições. Esse momento passou, e agora voltamos à normalidade: nem bom e nem ruim. Por estarmos vindo de um período muito acima da média, alguns produtores podem achar que estamos em um cenário de crise. Mas os números mostram apenas uma volta à estabilidade”, explica.

O consultor da Agroconsult conta que é necessário encarar desafios com um pouco mais de cautela nos investimentos, apostando na eficiência da gestão e no uso de tecnologia em favor dos negócios. “Estamos, sim, em um momento difícil. Mas a agricultura ainda é algo muito rentável e que, em breve, deve retomar o crescimento dos últimos anos. Penso que é necessário enxergar este momento não com os olhares de uma perspectiva de crise, mas sim de oportunidade”, disse.

Na sequência da agenda, Caio Coppolla trouxe ao público a palestra ‘O Brasil e o Agro em 2023: realidade, narrativas e perspectivas’, com um panorama político nacional e como ele afeta o cenário do agronegócio. Para o comentarista político, o maior desafio do agro brasileiro – excluindo questões mais óbvias, como logística ou armazenamento – é a comunicação. “Somos bombardeados por informações de que o agro é um dos grandes vilões do desenvolvimento sustentável, quando sabemos que a realidade é totalmente contrária a este discurso”, contou.

Coppolla ainda reforçou alguns cenários internacionais e comparou com o Brasil. “No mundo desenvolvido, o Estado subsidia a Agricultura – e não o contrário. Aqui, a agricultura acaba subsidiando o Estado por meio de impostos e taxações exageradas. O produtor rural, por exemplo, é um grande parceiro do meio ambiente e não ganha nenhuma vantagem em cima disso – sendo muitas vezes prejudicado por taxas desnecessárias que surgem a todo instante”, destacou.

Para o comentarista, o produtor rural vem ganhando fama de ‘capitalista do campo’, disposto a envenenar a sociedade em prol de um lucro maior para os negócios. “É uma narrativa muito perigosa e mentirosa. O agricultor dá uma aula de meio ambiente todos os dias para o resto do mundo, mas não contamos nada sobre isso para as pessoas”, disse.

Ovinocultura

Na parte da tarde, a agenda de palestras seguiu com o Fórum da Ovinocultura, também no Pavilhão One. O coordenador de Ovinocultura da Castrolanda, Tarcísio Bartmeyer, trouxe a palestra “Cordeiro Castrolanda: ontem, hoje e amanhã”. Na sequência, a consultoria e assistente técnica de ovinos, Mari Christine Rizzon Cintra, ministrou a palestra “Biossegurança na propriedade e seus reflexos na produtividade”.

As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE