‘Natal sem Fome e Sem Armas’ é lançado em Irati | aRede
PUBLICIDADE

‘Natal sem Fome e Sem Armas’ é lançado em Irati

Projeto foi detalhado em encontro franciscano

Freis Daniel e Marcos Aurélio celebraram a missa
Freis Daniel e Marcos Aurélio celebraram a missa -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com representantes da Ordem Franciscana Secular de Irati, Ponta Grossa e de Guarapuava aconteceu, ontem (22), em Irati, o Encontro da Ordem Franciscana Secular do 2° Distrito. Presentes as Fraternidades Monte Alverne (Guarapuava), Bom Jesus, Juventude Franciscana Gralha Azul e frei Eurico de Mello (Ponta Grossa) e Fraternidade São Leopoldo Mandic (Irati). Ausente a Fraternidade Frei Galvão (União de Vitória) devido a situação das enchentes. A programação iniciou às 8 horas, com café fraterno. Às 9 horas, foi celebrada missa pelos freis Daniel Heinss e Marcos Aurélio de Lara. Em seguida, teve início a formação.

A reflexão, assessorada pelos freis Daniel e Marcos Aurélio, e, também pelo coordenador de formação da A Ordem Franciscana Secular de Irati, Vanderlei Kawa, abordou o ideal franciscano de vida, regra e vida, justiça, paz e integridade do homem com toda criação. Às 12h30, todos se reuniram em um almoço fraterno e, às 13h30, teve início o convívio fraterno, com visitas a imagem da santa – Nossa Senhora das Graças – ao Parque Aquático e à Paróquia Nossa Senhora da Luz. “O dia foi marcado pela oração, convivência fraterna e o carinho de cada irmão presente. Demos graças pela vida e presença de todos”, avalia Kawa, que é o coordenador do Departamento de Justiça, Paz e Integridade com toda Criação da Ordem Franciscana Secular Paraná.

O encontro reuniu os franciscanos da região
O encontro reuniu os franciscanos da região |  Foto: Ordem Franciscana Secular Irati
 

No encontro foi detalhado o projeto ‘Natal Sem Fome e Sem Armas’. “Esse ano, celebramos os 800 anos da criação do primeiro presépio no mundo. Foi São Francisco de Assis quem criou o primeiro presépio, em Greccio (Itália). Essa celebração é uma oportunidade para toda a Humanidade renovar coma família franciscana a sua dedicação ao seguimento dos ensinamentos e exemplos de vida de São Francisco. Queremos que neste Natal nenhuma família da nossa comunidade passe fome. Vamos também assumir um compromisso com a paz. Dizer ‘não’ aos brinquedos e jogos digitais e games com conteúdo à violência e à destruição”, explica o coordenador.

De acordo com Kawa, o projeto foi lançado no Capítulo Regional da OFS, em setembro, em Guarapuava. O Capítulo reuniu todos os membros, ministros e coordenadores das fraternidades da Ordem Franciscana no Paraná. O projeto ‘Natal Sem Fome e Sem Armas’ incentiva a doação de uma cesta básica a uma família em situação de vulnerabilidade social ou à Pastoral Social das paróquias ou ao Comitê de Combate à Fome. “Neste Natal, vamos lembrar das pessoas que passam fome. Seja solidário! E dar brinquedos que eduquem para a paz. Fome? Armas? Nem de brinquedo! ”, justifica o coordenador.

Da assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE