Fazenda de cooperado da Frísia é certificada a produção de soja e milho | aRede
PUBLICIDADE

Fazenda de cooperado da Frísia é certificada a produção de soja e milho

É o terceiro ano consecutivo que a Pau Furado, em Teixeira Soares (PR), é reconhecida por suas práticas sustentáveis

Propriedade está apta a comercializar créditos das duas culturas
Propriedade está apta a comercializar créditos das duas culturas -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A fazenda Pau Furado, em Teixeira Soares (PR), pelo terceiro ano consecutivo, é certificada como uma propriedade que adota práticas mais sustentáveis de produção. Agora, além de soja, está apta a comercializar créditos de milho, que é um nicho mais restrito. Para adquirir o reconhecimento, a fazenda, que pertence ao cooperado da Frísia, Fabiano Gomes e dois irmãos, passou por uma rigorosa auditoria realizada por uma certificadora autorizada.

Especialista em Meio Ambiente da Frísia, Jean Cesar Andrusko explica que a fazenda passou por um checklist completo, com todos os requisitos atendidos e sem nenhuma inconformidade. “A certificação tem validade de cinco anos, mas nos três primeiros ela é avaliada, como se fossem degraus que o produtor deve subir”, conta Andrusko.

Na avaliação, é feita a revisão documental e de procedimentos, entrevistas com funcionários e stakeholders, avaliações das práticas agronômicas, de sustentabilidade e sociais. Também é analisada a infraestrutura, como área para higienização, distanciamento do local de abastecimento, entre outros. 

A sustentabilidade nas propriedades é incentivada e planejada pela Frísia, que dispõe ao cooperado do Paraná e do Tocantins, estados onde a cooperativa está presente, o programa ‘Fazenda Sustentável’. O programa reúne serviços oferecidos pela cooperativa que visa aumentar a sustentabilidade e a competitividade do cooperado. 

O projeto foi “acelerado” com a construção da maltaria em Ponta Grossa (PR), realizado por um grupo de cooperativas, incluindo a Frísia, para a produção de malte nos Campos Gerais. Uma das exigências das indústrias compradoras do malte é que parte da cevada seja sustentável, ou seja, com os produtores cumprindo uma série de requisitos (ambientais, sociais, trabalhistas e de infraestrutura), que é constituída em cinco níveis.

No início deste ano, a Pau Furado foi a primeira propriedade de um cooperado da Frísia a comercializar créditos de soja sustentável. A negociação foi realizada pela própria cooperativa. 

Uma empresa localizada na Dinamarca fez a aquisição de um montante, com cada crédito sendo vendido a US$ 2,50, e outra empresa, da Alemanha, comprou outra parte por US$ 2,80 cada. 

A Pau Furado tem 784 hectares onde são produzidos soja, milho verão, feijão, trigo, cevada e aveia.

Com informações da assessoria 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE