Caravana dos Reis Magos peregrina por Castro no fim de semana | aRede
PUBLICIDADE

Caravana dos Reis Magos peregrina por Castro no fim de semana

A festa tem caráter folclórico e cultural, mesclando religiosidade popular

A Caravana dos Reis Magos, em Castro, completa 111 anos
A Caravana dos Reis Magos, em Castro, completa 111 anos -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Caravana dos Reis Magos, em Castro, completa, neste janeiro, 111 anos. Por mais de um século, os três reis e sua comitiva visitam templos religiosos, asilo e quase uma dezena de residências, previamente agendadas, na sexta-feira (5) e sábado. Este ano, a matriz da Paróquia Sant’Ana não estava no roteiro, mas como às sextas-feiras o Apostolado da Oração faz ali um momento eucarístico, a Caravana aproveitou para iniciar as visitas na igreja. Uma festa que tem caráter folclórico e cultural, mesclando religiosidade popular. 

Ano passado, quem conduziu foi o diácono Ricardo Aparecido dos Santos. Desta vez, padre Sandro Brandt esteve à frente. Em seguida, o pároco celebrou missa na matriz. No domingo, às 18 horas, a Caravana também animou a celebração. Os Reis Magos iniciaram o roteiro de visitação, na sexta-feira, na casa da família Bongestab, na região da Praça João Gualberto. A neta de Roseli Bongestab, Thainá Cristina Bongestab Vieira Sleutjes, agradeceu a visita da Caravana. “Lembro de quando era criança. Uma mesa grande era disposta na sala deste casarão e era servido um jantar para a comitiva dos Reis Magos. Em nome da família Bongestab agradecemos a vocês, que mantêm essa tradição, a disponibilidade de todos em preservar essa cultura em Castro ", ressaltou.

A Caravana passou ainda pela Capela Santa Terezinha, na Colônia Terra Nova; a Capela Santa Rita, no Tronco, residências, Asilo São Vicente de Paula e a Paróquia São Judas Tadeu, na Vila Santa Cruz. Clara Verônica Mores, da Colônia Terra Nova, enalteceu a tradicional peregrinação. "Tomara que daqui a 200 anos, outras pessoas continuem a manter esse costume", destacou. Ainda na noite de sexta-feira, o coral infantil da Colônia, sob a regência de Alexandre Hubert ao piano, entoou canções natalinas, em alemão. Junto aos Reis Magos, na Capela de Santa Terezinha, o casal Marcelo e Caroline fez o papel de Maria e José, com a pequena Catarina, de apenas um mês de idade, simbolizando a Sagrada Família.

TRADIÇÃO - O início dessa tradição secular data de 1913. A Caravana era formada por 12 homens, liderados, à época, por Deolindo Correia. Ligada a Epifania do Senhor, festa católica celebrada em 6 de janeiro, a Caravana dos Reis era a reunião desses homens, que percorriam as casas e ruas, levando a mensagem do nascimento do menino Jesus, com suas cantorias. Nas casas visitadas, a comitiva era recebida com festa, bebidas e muita comida.

Arlindo Correia, também foi outro incentivador e coordenador dessa tradição, por mais de meio século. Desde 1992 a Caravana recebe apoio da prefeitura e integra o calendário cultural/turístico do município. No início, a Caravana só aceitava a participação de homens na sua comitiva. A partir de 1990, a figura da mulher passou a ser aceita para participar como coralista.

Ainda na década de 90, a Caravana dos três Reis Magos participava, também, de visitas em residências na vizinha cidade de Piraí do Sul.

Com informações da assessoria.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE