Prefeitos da região participam do Emupar e debatem novos projetos | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitos da região participam do Emupar e debatem novos projetos

Encontro de Municípios Paranaenses reúne lideranças de todo o estado nesta semana visando debater temas relevantes para o desenvolvimento

O evento teve início na última terça (19) e segue até esta quinta-feira (21)
O evento teve início na última terça (19) e segue até esta quinta-feira (21) -

Publicado por Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Prefeitos das cidades que compõem a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) participam nesta semana do Encontro de Municípios do Paraná (Emupar). O evento teve início na última terça (19) e segue até esta quinta-feira (21). No primeiro dia foram realizados debates sobre o cenário de crise dos municípios, a nova lei de licitações, a importância das mulheres na área pública e sobre os investimentos do Estado na saúde.

A presidente da AMCG e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, discursou durante a abertura do evento e falou sobre a importância da representatividade em prol do desenvolvimento de todas as regiões. “Ser prefeito é lutar diariamente pela sua cidade. Agradeço à Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e também a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que nos ajudam a possibilitar a oferta de políticas públicas de qualidade aos cidadãos”, destacou.

Elisangela também exaltou as principais conquistas viabilizadas aos municípios da AMCG, por meio do apoio das duas entidades. “Apenas no período de um ano, a AMCG registrou mais de R$ 120 milhões em conquistas. Nesse valor, estão incluídas melhorias na saúde, na compra de medicamentos e no transporte escolar; a luta pelo repasse justo do FPM e a redução da alíquota do INSS. Tudo isso se deve a essa ampla mobilização coordenada pela AMP e pela CNM”, agradeceu.

Por fim, a presidente também mandou um recado a todos os gestores presentes no primeiro dia do Emupar. “Que Deus abençoe cada município aqui representado. Que ele nos dê sabedoria e discernimento para que possamos trabalhar ainda mais fazendo do Paraná mais uma vez destaque nacional”, concluiu Elisangela, que também exerce o cargo de presidente da Frente Municipalista de Assistência Social e Cidadania da AMP. 

LIDERANÇAS - Na mensagem de boas-vindas aos prefeitos e prefeitas, o presidente da AMP e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, agradeceu as presenças de todos e destacou as conquistas da sua gestão. “Temos feito grandes parcerias e conquistado  importantes benefícios a todos os 399  municípios do Paraná. Mas nada disso teria sido possível sem o apoio do Governo do Estado, da bancada federal do Paraná em Brasília, da Assembleia Legislativa, das 19 associações regionais de municípios e de cada um dos prefeitos e prefeitas do Paraná. Muito obrigado por esse apoio”, disse.

O prefeito de Arapoti, Irani Barros, marcou presença no Emupar nesta quarta-feira (20). A programação incluiu debates sobre a industrialização do Paraná, reforma tributária, investimentos da Itaipu, ações da Sanepar e na Copel, entre outros temas. “É um momento marcante para todos os prefeitos. Eventos como o Emupar possibilitam uma importante troca de experiências entre gestores. Sem dúvidas estaremos levando bons frutos para os nossos municípios”, avaliou.A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, também enalteceu a realização do Emupar. "É uma temática muito interessante para os municípios. Por exemplo, a saúde com relação aos municípios paranaenses; o Paraná unido pelas mulheres; as questões do desenvolvimento econômico e social do Paraná; as universidades; a industrialização; estratégias de marketing e de cases de sucesso, o intercâmbio de ideias entre os municípios do Paraná e de outros estados brasileiros. Afinal, uma pauta com debates e ações propostas, e que eu acredito que vem ao encontro daquilo que nós defendemos, cada um na sua cidade", disse. O prefeito de Palmeira, Sérgio Belich, também participou do encontro desta quarta-feira.

RECURSOS - O segundo dia de evento do Emupar também ficou marcado pela presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. O líder político assinou, ao lado do  diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, e do presidente do Parque Tecnológico da Itaipu, Irineu Colombo, o convênio “Governança Participativa para Sustentabilidade”.

O convênio objetiva promover, por meio da educação ambiental e da cultura, o enraizamento dos conceitos e valores do Programa Itaipu Mais que Energia, que objetiva fomentar a conexão e a integração com as políticas públicas do Governo Federal no território paranaense e na região sul do Mato Grosso do Sul. O convênio está estruturado em três grandes eixos (implementação da metodologia de gestão democrática; realização de processos formativos e realização de atividades culturais).

Alckmin afirmou que é  uma alegria voltar ao Estado e destacou as conquistas do Governo Federal. “O Brasil está crescendo dez vezes mais que a média  mundial, em 8%, o que é  uma conquista excepcional. Vamos ter mais redução dos juros, com crescimento  da indústria  e do comércio. O século  XXI é  o século  das Cidades”, disse.

O presidente da AMP, Edimar Santos, saudou Alckmin.  “O senhor é um ícone  do movimento municipalista. Obrigado por ajudar os municípios a se desenvolverem. E obrigado também à Itaipu por nos ajudar a qualificar mais os servidores públicos  dos municípios”.

AÇÕES - Enio Verri afirmou que o programa objetiva apoiar os 434 municípios dos dois estados. “Os recursos do Itaipu Mais que Energia não são aleatórios e já  estão  depositados nas contas dos municípios  desde dezembro. “Este convênio  prova a firmeza  da Itaipu na geração  de energia limpa, mas com inclusão  social, defesa do meio ambiente e desenvolvimento  regional “, disse. 

O diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, explicou que a empresa é a maior geradora de energia sustentável do planeta. O programa Itaipu Mais que Energia está  investindo R$ 2,3 bilhões no Paraná  e no Mato Grosso do Sul. “Essa parceria vai gerar riqueza, desenvolvimento e a defesa da democracia “, disse.

Com informações de assessoria.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE