Imbituva sedia formação setorial de conselheiros | aRede
PUBLICIDADE

Imbituva sedia formação setorial de conselheiros

A formação setorial voltada para conselheiros aconteceu no salão da Paróquia Santo Antônio, neste sábado (27), em Imbituva

Lideranças do Setor 6 estiveram reunidas no sábado
Lideranças do Setor 6 estiveram reunidas no sábado -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A formação setorial voltada para conselheiros aconteceu no salão da Paróquia Santo Antônio, neste sábado (27), em Imbituva. Estiveram juntos à equipe do Conselho de Animação Diocesana da Ação Evangelizadora (Cadae), lideranças vindas da Paróquia Cristo Rei, de Ivaí; da Paróquia Menino Jesus, de Guamiranga, da Nossa Senhora da Conceição e da anfitriã, representada por 19 pessoas e mais o seu pároco, padre Luiz Carlos Sartor, e cinco diáconos: José Claudinei Zampier, Luiz Carlos Goebel, Mário Luís Alves Oliveira, Elcio Kaspchak e João Carlos Ribeiro.

Também acompanharam a formação padres Nelson Bueno da Silva, pároco em Guamiranga, e Osvaldo Pinheiro, administrador paroquial em Ipiranga. Padre Osvaldo, aliás, veio com outras 14 conselheiros da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e ficou do início ao fim. “Estou tendo mais em contato com o pessoal do Interior e percebo que, a princípio, não existem formações pastorais nas comunidades, nem mesmo na matriz. É uma ou outra só e de forma isolada, não orgânica. Essa formação foi importante até para mim que estava fora da Diocese por quatro anos. Muito bom retomar a caminhada bonita da Igreja Diocese e Igreja Brasil. Como pastor à frente da comunidade fiz questão de participar o dia todo, para mostrar a presença com eles. Mandar as pessoas é uma coisa, estar com eles, conversar, dialogar depois da formação é outra. É uma oportunidade de conhecer melhor as pessoas, partilhar”, afirmou o sacerdote, que está há pouco mais de um mês em Ipiranga.

“É um povo que tem muitos valores, de fé e devoção profundas, muito acolhedor. Na liturgia da missa, se percebe um silêncio orante. São muitas confissões. É um povo diferenciado. Há muitas coisas para manter, ressaltar, cultivar e alguns ajustes a fazer, dentre eles, essa caminhada em conjunto com a Diocese, quanto também aos conselhos de pastoral...É um povo sedento”, argumentou padre Osvaldo, que está já acertando com a coordenação diocesana a realização de uma formação paroquial, de dia todo, só para conselheiros. “Foi de muita importância para fazer a caminhada junto com o povo, ouvi-los. Porque tenho de ter paciência, não posso querer impor nada. É uma caminhada de comunhão e unidade, é a sinodalidade”, destacou.

Em Imbituva, igualmente, ainda não há data para a formação paroquial. “Provavelmente, essa semana será definido isso. Ao todo, são 38 comunidades e mais a Matriz aqui em Imbituva, então, precisamos ver como será feito, se por setor, comunidade a comunidade, enfim, definir a melhor opção”, informou Maurício Lopes, conselheiro da Matriz. Ele participou da formação ao lado da coordenadora do Conselho Pastoral da Comunidade, Marcia Camargo, e do coordenador do Conselho de Administração e Economia, Osmar Ribeiro Borges.

O pároco da Santo Antônio, padre Luiz Carlos Sartor, acompanhou a primeira parte do encontro. Teve que sair mais cedo porque tinha celebração em uma comunidade. Foi um encontro bem formativo, que nos orientou sobre a importância de sermos Igreja através dos conselhos pastorais e conselhos econômicos. Para nós foi muito bom a maneira como foi feita a explanação sobre os conselhos. Agradeço a Diocese por esse empenho, pela colaboração com a nossa caminhada pastoral e de comunidade”, enalteceu o pároco.

FORMAÇÃO - A formação trabalha cinco grandes temas: a Síntese do Sínodo e o que implica na caminhada diocesana; os conselhos propriamente ditos, o que o regimento interno já propõe, um percurso que a Diocese já fazia e quer retomar; a Assembleia e o Plano Diocesanos, e a Assembleia de Revisão, seus reflexos no processo eclesial; quais as implicações do tempo que nós vivemos do Jubileu da Esperança, momento que a Igreja do mundo inteiro está fazendo de preparação para o Jubileu de 2025, buscando a comunhão, e, o centenário da Diocese, vislumbrando as etapas, as propostas e atividades que se quer que aconteçam em vista da preparação e celebração do centenário.

Os itens são divididos entre padre Joel Nalepa, presidente do Cadae, e a equipe: Edson Maschio, Irmã Romilda Martins Nascimento, secretária da Ação Evangelizadora, e os seminaristas Jefferson Sanchez, João Rodrigues e João Anthonio Correia. Dentro da abordagem sobre o centenário da Diocese, os seminaristas dão exemplos de como aproveitar os conteúdos preparados e os fazer chegar em todas as comunidades. Como exemplos, foram citados o ‘Evangelho do Dia’, produzido por alguns padres, e dois projetos desenvolvidos pelos próprios seminaristas, o que detalha o Catecismo da Igreja Católica e o ‘Bíblia em 1 Ano’.

“O Bíblia em 1 Ano, inclusive, vai estar na programação da Rádio Santana a partir de dez de maio...Mas, lá, na formação, eles não conheciam e demonstraram mais interesse por esse projeto”, contou Jefferson Sanchez.    

As próximas formações serão realizadas no dia 4 de maio, na Paróquia São Miguel (Irati-Setor 7) e em 18 de maio, na Paróquia São José (Imbaú-Setor 8).

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE