Faixa etária para vacinação contra o HPV é ampliada | aRede
PUBLICIDADE

Faixa etária para vacinação contra o HPV é ampliada

aRede Castro

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Começa nesta terça-feira (10) a intensificação da campanha de vacinação contra o papilomavírus humano (HPV). Este ano, a oferta da vacina será ampliada para as meninas na faixa etária de nove a 13 anos de idade e mulheres de 9 a 26 anos de idade vivendo com HIV. O HPV é responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo. A doença é a terceira principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil.

Em Castro, são 2.927 meninas com idade entre nove e 13 anos. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Daniele Mayer, explica que todas as meninas com idade entre nove e 11 anos devem receber a primeira dose da vacina. Meninas que deveriam participaram das campanhas de 2013 e 2014 e não tomaram todas as doses da vacina também poderão participar. Após a primeira dose, as meninas vacinadas devem voltar à Unidade de Saúde para a segunda dose depois de seis meses. Cinco anos após a primeira dose, elas devem retornar ao posto para a terceira dose. “Para que fiquem as meninas sejam protegidas, o esquema vacinal deve ser seguido rigorosamente”, destaca Daniele.

Em 2014, na primeira fase da campanha, cerca de 250 mil adolescentes paranaenses de 11 a 13 anos receberam a primeira dose da vacina, o que representa 97% do público-alvo. Para a segunda dose, 139.191 meninas foram imunizadas, o equivalente a 54% da meta.

As doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde de Castro – com exceção do Centro de Especialidades da Vila Rio Branco e da unidade Marcos Simão, no Prado Velho. Daniele explica que para receber a imunização nas unidades de Saúde da Família é preciso levar a carteirinha de vacinação e documento de identificação. A

Proteção

O coordenador do Programa Estadual de Imunização da Secretaria estadual da Saúde, João Luís Crivellaro, ressalta ainda que a vacina é extremamente segura e sua eficácia é reconhecida internacionalmente. Ela estimula a produção de anticorpos específicos para cada tipo de HPV. Caso os pais tenham alguma dúvida, devem entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima. Após a vacinação, é possível ocorrer eventos adversos leves, como pequenas dores no local de aplicação, inchaço e coloração avermelhada.

Além da vacina, a melhor forma de prevenir o câncer de colo de útero é usar preservativo nas relações sexuais. A estratégia do Ministério da Saúde para prevenir a doença foi de vacinar as mulheres antes do início da atividade sexual. O HPV também pode ser transmitido verticalmente, de mãe para filho durante o parto. Neste caso, a realização de um bom pré-natal é fundamental para evitar a doença.

Doença

O câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais frequente que acomete as mulheres e faz, por ano, 5.264 vítimas fatais somente no Brasil. Em 2014, as estimativas foram de 15,3 casos novos a cada 100 mil mulheres e risco estimado variando de 17 a 21/100 mil casos, com grandes iniquidades regionais.

A vacinação contra HPV no país visa prevenir o câncer do colo do útero, bem como contribuir na redução da incidência e da mortalidade por esta enfermidade. A meta é vacinar 80% da população alvo (4,94 milhões), o que representa 3,95 milhões de meninas na faixa etária de 9 a 11 a anos de idade em 2015.

Informações da assessoria.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE