Lideranças abrem diálogo com Incra sobre ocupação | aRede
PUBLICIDADE

Lideranças abrem diálogo com Incra sobre ocupação

aRede Castro

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Lideranças políticas da região iniciaram, ontem, o diálogo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) sobre a ocupação da Fazenda Capão Cipó pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), no município de Castro.

Ao lado dos deputados Marcio Pauliki (PDT), Aliel Machado (PCdoB) e Osmar Serraglio (PMDB), o vice-prefeito de Castro Marcos Bertolini expôs a situação ao diretor de Obtenção de Terras e Implantação de Assentamentos do Incra, Marcelo Afonso Silva. Bertolini busca um consenso para que nem as pesquisas da Fundação ABC na fazenda, nem as famílias sem terra sejam prejudicadas.

De acordo com o vice-prefeito, o Incra reconheceu a importância das pesquisas agropecuárias e se comprometeu em estudar uma solução. “Houve um bom avanço nas conversas. Na reunião desta quinta-feira houve este reconhecimento da importância da região, através destas pesquisas, na produtividade nacional”, afirmou. “Também reconhecemos a demanda por mais assentamentos, por isso acreditamos em uma solução”, completou.

Além das autoridades do Incra e lideranças políticas, a audiência contou com a presença do superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) Renato Nobile, que endossou as experiências positivas da Fundação ABC para a produção agropecuária do país. As pesquisas desenvolvidas para as cooperativas Capal, Castrolanda e Frísia tem melhorado a produtividade não só dos agricultores e produtores de lei dos Campos Gerais, mas também a agropecuária nacional.

O deputado Marcio Pauliki, que intermediou o encontro em Brasília através da assessoria da senadora Gleisi Hoffmann (PT) e Osmar Dias (PDT), mostrou otimismo sobre o impasse da Fazenda Capão Cipó. “O Incra nos garantiu que o Governo Federal está aberto para que se possa atender os dois lados”, disse.

O deputado federal Aliel Machado também acredita ser possível atender as reivindicações de ambas as partes. “É importante destacar que até agora não houve danos a nenhuma pesquisa e que as terras são da União, mas são produtivas e a Fundação desenvolve um trabalho importante. Acho que o diálogo está caminhando para um consenso”, destacou o parlamentar.

Produtores protestam em Castro

Os produtores rurais dos Campos Gerais se reuniram ontem em movimento de apoio ao Centro de Treinamento de Pecuaristas (CTP) e da Fundação ABC. A manifestação é em função da ocupação de integrantes do Movimento Sem Terra (MST) na Fazenda Capão do Cipó em Castro, onde estão as áreas utilizadas pela Fundação ABC e CTP. Dezenas de produtores se reuniram no Parque de Exposições Dario Macedo e levaram seus tratores até o Parque Lacustre, na área central da cidade. Com faixas e buzinaço, eles pediram a saída dos membros do MST da Fazenda e manifestaram apoio ao CTP e à Fundação ABC, além de cobrar do poder público providências com relação à ocupação, que completa quase duas semanas.

Informações do Jornal da Manhã.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE