Chega a quase 18 mil o número de pessoas afetadas pelos temporais | aRede
PUBLICIDADE

Chega a quase 18 mil o número de pessoas afetadas pelos temporais

Em todo o Estado, já são quase 18 mil prejudicados pelo temporal
Em todo o Estado, já são quase 18 mil prejudicados pelo temporal -

Último boletim da Defesa Civil mostra que já são 17.935 pessoas afetadas pelas tempestades, em 29 municípios  do Paraná.

Chega a 17.935 o número de pessoas afetadas pelas tempestades, em 29 municípios do Paraná, segundo informa o boletim da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, divulgado às 17 horas desta quarta-feira. As informações atualizadas até aquele horário indicam que os temporais, com vendaval e granizo, deixaram 15 pessoas feridas, sete desabrigadas e 878 desalojadas. Foram danificadas 4.596 residências. Os temporais ocorreram na tarde de terça-feira (12) e na madrugada desta quarta (13). As informações de danos e estragos prosseguem sendo levantadas. 

Segundo o Simepar, o tempo permaneceu instável durante a quarta-feira nas regiões Oeste, Sudoeste, Campos Gerais, Curitiba e Região metropolitana e Litoral. “Houve incidência de ventos em algumas regiões, mas mais fracos que os verificados durante a madrugada”, explicou o meteorologista Samuel Braun. A previsão é de que a chuva continue na madrugada e durante toda esta quinta-feira, principalmente no Sul e Sudoeste. 

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil está em permanente contato com os municípios para colher dados e definir as ações de apoio à população. Já foram distribuídas 260 bobinas de lona para proteção emergencial de residências nas regiões de Cascavel, Francisco Beltrão e São José dos Pinhais. “Novo lote de material segue na manhã desta quinta-feira para suprir as necessidades de regiões afetadas”, informou a tenente Cassandra Costa, da Defesa Civil. O Corpo de Bombeiros está atuando desde a tarde de terça-feira, em conjunto com as equipes de defesa civil dos municípios. 


Municípios 

Foram atingidos os municípios de Bela Vista da Caroba, Boa Vista da Aparecida, Capitão Leônidas Marques, Campo Magro, Carambeí, Cascavel, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Guaraniaçu, Guarapuava, Imbituva, Lapa, Laranjeiras do Sul, Morretes, Nova Aurora, Pérola do Oeste, Ponta Grossa, Prudentópolis, Rio Branco do Ivaí, Salto do Lontra, Santa Helena, Santa Izabel do Oeste, Santa Maria do Oeste, São Jorge do Oeste, São José das Palmeiras, São José dos Pinhais, Telêmaco Borba, Toledo. 

Equipes da Copel trabalham para reconstruir a rede elétrica 

Equipes da Copel trabalham ininterruptamente desde a noite de terça-feira para reconstruir parte da rede elétrica e restabelecer a energia de toda a população afetada pelo forte temporal. Mais de 400 empregados, entre eletricistas e técnicos, foram mobilizados para consertar os estragos causados por ventos, raios e, em alguns casos, como em Salto do Lontra, granizo. 

Até o final da tarde de quarta-feira, 13 mil domicílios permaneciam sem energia em todo o estado, o que representa 0,3% do total de consumidores da Companhia. Os municípios mais afetados são Vera Cruz do Oeste, próximo a Cascavel, com 2,2 mil consumidores desligados; Cascavel, com 1.700 e São Pedro do Iguaçu, com 460. 

Duas frentes

O temporal alcançou diversas regiões do Paraná em momentos diferentes. Na porção leste do Estado, as chuvas fortes começaram por volta das 17h dessa terça e o pico de desligamentos ocorreu às 20h, quando 45 mil domicílios estavam sem luz. Às 23h, quando boa parte dos desligamentos dessa região havia sido restabelecida, outra frente afetava a região de Cascavel, que chegou a ter 50 mil domicílios sem energia. Na região oeste, o temporal causou a queda de uma torre de transmissão da linha que liga Cascavel a Toledo. 

Com atuação rápida, as equipes da Copel conseguiram restabelecer a energia em grande parte das residências nas primeiras horas. O temporal foi causado principalmente pelos fortes ventos, que chegaram a 80 km/h em algumas regiões, pelos raios, e pela chuva de granizo que atingiu a cidade de Salto do Lontra. O fornecimento no município do Sudoeste já foi normalizado. 

Ao longo de quarta-feira, as equipes da Companhia trabalharam para restabelecer os casos mais complexos, em que houve queda de postes, torres e reconstruir parte da rede elétrica.

As informações são da AEN.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE