Avenida terá mão única e canaleta para ônibus | aRede
PUBLICIDADE

Avenida terá mão única e canaleta para ônibus

Fluxo de veículos na Avenida Carlos Cavalcanti terá sentido centro/bairro
Fluxo de veículos na Avenida Carlos Cavalcanti terá sentido centro/bairro -

Ostentando o título de quinta maior frota do Paraná, com 188 mil veículos – um crescimento de 15% desde 2013 segundo o Departamento de Trânsito -, Ponta Grossa possui gargalos em se tratando de mobilidade urbana que precisam ser pensados. Nesse sentido, a Prefeitura segue estudando opções para desafogar o trânsito na Avenida Carlos Cavalcanti, uma das principais vias de ligação ao bairro de Uvaranas, sendo caminho também para centros de ensino superior da cidade, bem como unidades hospitalares, por exemplo.

Recentemente foi aberto o processo de licitação para as obras de recuperação da Avenida que devem ocorrer a longo prazo. Dividida em etapas, a primeira delas terá orçamento de R$ 1,16 milhão. A previsão de início, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, é para o ano que vem. Nessa fase a recuperação asfáltica irá ocorrer entre as ruas Catão Monclaro e Emiliano Perneta. O prazo para a execução, depois do processo licitatório, será de até 180 dias.

Em conversa com o secretário municipal de Planejamento, Ciro Ribas, foi antecipado ao Jornal da Manhã um dos planos para a Carlos Cavalcanti após a conclusão das obras de recuperação. “Tão logo terminem os trabalhos a ideia é forma um binário. A Avenida passaria a ter três pistas sentido centro-bairro e uma quarta pista de retorno exclusivo de ônibus”, explicou. De acordo com Ribas, o retorno bairro-centro passaria a ser feito pela Rua General José Calazans de Carvalho, junto ao 13º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB).

Em relação a essa última via, na quarta-feira passada a equipe de reportagem do JM flagrou três equipes trabalhando no local. Uma delas, da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, avançava com a pavimentação que deve ser finalizada em três meses; a segunda concluía o portal da entrada principal da rua – uma das exigências por parte do Exército para a cessão do terreno – e a terceira atuava na construção de passeios e muros.

Nessa obra foram investidos R$ 4,2 milhões em recursos do próprio município. A expectativa de conclusão é até o final do ano. Os serviços tiveram início em 2012 no final da gestão do então prefeito Pedro Wosgrau Filho.

Trânsito será liberado em outubro

Como repassado pela assessoria de imprensa da Prefeitura, a expectativa é de que o tráfego para veículos leves seja liberado na Rua General José Calazans de Carvalho a partir do mês de outubro. A via tem um quilômetro de extensão, começando na Rua Visconde do Bom Retiro, indo até a Avenida Bispo Dom Geraldo Pellanda.

Contrapartida

As outras exigências por parte do Exército para realizar a cessão do terreno, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, foram a construção de oito moradias para os militares, uma nova guarita, um corpo da guarda e um muro de arrimo. Todos esses itens já foram entregues.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE