Estudantes retornam às aulas na rede estadual | aRede
PUBLICIDADE

Estudantes retornam às aulas na rede estadual

Mais de um milhão de estudantes voltaram às aulas nesta segunda-feira (01), que prosseguem até o dia 21 de dezembro.

Imagem ilustrativa da imagem Estudantes retornam às aulas na rede estadual
-

Mais de um milhão de estudantes voltaram às aulas nesta segunda-feira (01), que prosseguem até o dia 21 de dezembro.

Mais de um milhão de estudantes da rede estadual de ensino voltaram às aulas nesta segunda-feira (1º) para o segundo semestre letivo de 2016, após duas semanas de recesso. As aulas prosseguem até o dia 21 de dezembro. A Secretaria da Educação tomou as medidas necessárias para garantir a normalidade das aulas, organizando transporte escolar, entrega de merenda e distribuição de aulas.

“Trabalhamos constantemente para que nossas escolas tenham o quadro completo de professores e funcionários, bem como a oferta do transporte escolar e a entrega da merenda escolar sem nenhum inconveniente. É evidente que casos pontuais podem acontecer por causa do tamanho da rede, mas sempre estamos buscando garantir a qualidade de ensino aos nossos estudantes”, explicou a secretária da Educação, professora Ana Seres.

No Colégio Estadual Barão do Rio Branco, em Curitiba, o clima entre os alunos foi de alegria por rever os amigos. Segundo o diretor do colégio, Pedro Billo, a unidade está em ordem para atender alunos e comunidade escolar. “As expectativas são boas para o segundo semestre. Depois de dois dias de formação da semana passada, na Semana Pedagógica, professores e funcionários estão animados. Tivemos atividades que foram uma injeção de ânimo para esta etapa”, disse o diretor. Ele afirmou que está tudo dentro da normalidade em relação à equipe de profissionais e ao estoque de merenda escolar na unidade.

A ansiedade tomou conta da estudante do segundo ano do ensino médio, Juliana Cruz, 16 anos. Ela contava os dias para o retorno às aulas. “A escola é parte da nossa vida. Dá saudades dos amigos, dos professores e de estudar”, disse a jovem, que adora a disciplina de língua portuguesa e espera que o segundo semestre seja tranquilo.

Maria Cristina de Souza acompanhou seus dois filhos, Cristina e João Francisco, neste primeiro dia de retorno ao colégio. “Uma boa escola é quando o aluno se sente à vontade, como neste colégio, que é organizado, tem bons professores, dedicados”, comentou a mãe. Ela entende que é preciso existir uma boa relação entre a família e a instituição de ensino. “A escola precisa conhecer a vida do aluno, da família. E a família tem que acompanhar o aluno. Eu venho à escola, falo com os professores, conheço o sistema de avaliação, vejo os cadernos dos meus filhos”, disse.

Tem ação

Esse envolvimento da família na vida escolar está, inclusive, previsto no Programa Minha Escola Tem Ação (META), da Secretaria de Estado da Educação, que busca reduzir os índices de evasão e reprovação. “A melhoria da educação passa por uma boa gestão escolar. E para uma boa gestão, o diretor precisa do apoio e do envolvimento da comunidade. A participação de todos é fundamental”, esclarece a secretária professora Ana Seres.

Informações da Agência Estadual de Notícias (AEN).

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE