Por que os eletrodomésticos devem ser certificados?

Cotidiano

15 de outubro de 2018 13:45

Da Redação

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

‘Operação Boleia’ cumpre mandados e prende três pessoas

IPVA ficará em média 3,8% mais barato para veículos usados

Cida sanciona lei que mantém benefícios fiscais à produção

MEC passará a avaliar educação infantil em 2019
Primeira edição do Sisu de 2019 terá mais de 235 mil vagas
Tratamento brasileiro contra HIV/Aids é referência mundial
Comissão aprova normas para cobrança de tarifas de esgoto
Foto: Foto:: Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE

Na cozinha moram os maiores perigos de uma casa segundo o INMETRO

O INMETRO exige a certificação dos eletrodomésticos, tanto nacionais quanto importados, visando a garantir a segurança do usuário e evitar acidentes de consumo.

Segundo um estudo produzido pelo próprio INMETRO, no ano passado, 87% dos utensílios são descartados porque apresentam algum tipo de perigo ao usuário. E mais, a maioria deles está na cozinha. Segundo o ranking, fornos e liquidificadores, são os maiores causadores de acidentes.

"O consumidor deve de ficar atento na hora de comprar produtos com lâminas, como é o caso do liquidificador, ou que produzem fogo e aquecimento, no caso de fogões e fornos", comenta Rodrigo Andrietta, diretor técnico da UL Testtech, laboratório da multinacional Underwriters Laboratories, localizado em Porto Alegre.

O UL Testtech é responsável pelos ensaios de eficiência e segurança elétrica de boa parte dos produtos produzidos no Brasil e importados. Conheça abaixo em detalhes como são realizados os testes no laboratório:

Segurança Elétrica

O mecanismo de ensaio em micro-ondas envolve a repetição da operação se segurança de suas portas por 100 mil ciclos, conforme especificado pela norma do produto.

A UL ensaia liquidificadores com carga de cenoura e água (conforme sua norma particular), sob simulação de ensaio de consumo de potência elétrica. Isso permite identificar que a potência declarada é real, permitindo o correto dimensionamento da tomada onde este for ligado.

"Todos os ensaios realizados na UL Testtech são definidos em Portarias do INMETRO. São ensaios compulsórios para os produtos. Isso significa que é importante os clientes checarem se os produtos têm a etiqueta com o símbolo do INMETRO sempre que comprarem um eletrodoméstico. As normas definidas pelo INMETRO e seguidas pela UL no Brasil são importantes para que produtos seguros e eficientes sejam disponibilizados para os consumidores", alerta Rodrigo Andrietta, diretor técnico da UL Testtech.

Informações  Assessoria de Imprensa UL Testtech.

PUBLICIDADE
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização
aRede aRede
aRede
aRede