Por que os eletrodomésticos devem ser certificados?

Cotidiano

15 de outubro de 2018 13:45

Da Redação


Relacionadas

Bolsonaro cumprimenta apoiadores em ato em Brasília

Caixa já pagou R$ 60 bilhões em auxílio emergencial

Paraná soma 153 mortos pela covid-19 em 59 dias

Menina de 7 anos morre ao levar tiros em brincadeira
Eduardo Aggio assume como novo diretor-geral da PRF
Covid-19: país registra 965 mortes nas últimas 24 horas
Ninguém acerta na Mega-Sena e prêmio acumula
Foto: Foto:: Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE

Na cozinha moram os maiores perigos de uma casa segundo o INMETRO

O INMETRO exige a certificação dos eletrodomésticos, tanto nacionais quanto importados, visando a garantir a segurança do usuário e evitar acidentes de consumo.

Segundo um estudo produzido pelo próprio INMETRO, no ano passado, 87% dos utensílios são descartados porque apresentam algum tipo de perigo ao usuário. E mais, a maioria deles está na cozinha. Segundo o ranking, fornos e liquidificadores, são os maiores causadores de acidentes.

"O consumidor deve de ficar atento na hora de comprar produtos com lâminas, como é o caso do liquidificador, ou que produzem fogo e aquecimento, no caso de fogões e fornos", comenta Rodrigo Andrietta, diretor técnico da UL Testtech, laboratório da multinacional Underwriters Laboratories, localizado em Porto Alegre.

O UL Testtech é responsável pelos ensaios de eficiência e segurança elétrica de boa parte dos produtos produzidos no Brasil e importados. Conheça abaixo em detalhes como são realizados os testes no laboratório:

Segurança Elétrica

O mecanismo de ensaio em micro-ondas envolve a repetição da operação se segurança de suas portas por 100 mil ciclos, conforme especificado pela norma do produto.

A UL ensaia liquidificadores com carga de cenoura e água (conforme sua norma particular), sob simulação de ensaio de consumo de potência elétrica. Isso permite identificar que a potência declarada é real, permitindo o correto dimensionamento da tomada onde este for ligado.

"Todos os ensaios realizados na UL Testtech são definidos em Portarias do INMETRO. São ensaios compulsórios para os produtos. Isso significa que é importante os clientes checarem se os produtos têm a etiqueta com o símbolo do INMETRO sempre que comprarem um eletrodoméstico. As normas definidas pelo INMETRO e seguidas pela UL no Brasil são importantes para que produtos seguros e eficientes sejam disponibilizados para os consumidores", alerta Rodrigo Andrietta, diretor técnico da UL Testtech.

Informações  Assessoria de Imprensa UL Testtech.

PUBLICIDADE

Recomendados