Alunos de Castro realizam segunda etapa da Prova Paraná

Cotidiano

12 de junho de 2019 10:40

Da Redação

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Copom reduz a taxa Selic para 5,5% ao ano

PR leva a Brasília projetos em defesa das mulheres

Sauditas exibem destroços de armas e acusam Irã de ataque

Chuva chega forte ao Paraná; há registro de granizo
Torcidas fazem campanha para atleticano que perdeu a mão
Lei Maria da Penha muda e agressor ressarcirá SUS
Meteoro cai no Paraná e provoca forte estrondo
Alunos de Castro realizam segunda etapa da Prova Paraná Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Avaliação é para estudantes do quinto ao nono ano do Ensino Fundamental e para os três anos do Ensino Médio.

Alunos da rede municipal e estadual de Castro estão realizando nesta terça e quarta-feira (11 e 12) a segunda edição da Prova Paraná nas disciplinas de Português e Matemática, sendo vinte questões para cada modalidade. A avaliação é para estudantes do quinto ao nono ano do Ensino Fundamental e para os três anos do Ensino Médio.

O objetivo da prova é fazer um diagnóstico do aprendizado e estabelecer metas para melhorar a aprendizagem. “A partir dos resultados será possível traçar estratégias para que os alunos avancem no conhecimento”, disse a superintendente de Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Castro, Sueli Verdile Carneiro de Souza.

 

Leitura

Nesta fase, a Prova Paraná inovou com o teste de fluência de leitura realizado por aplicativo celular sincronizado com a Secretaria de Estado da Educação que fará a correção. São três testes para avaliar a fluência leitora dos alunos. No primeiro, o estudante deve ler uma lista de palavras não complexas. O aplicativo capta quantas palavras são pronunciadas corretamente em um tempo de 60 segundos. A fluidez e a precisão são aspectos avaliados. 

No segundo teste, de leitura de pseudpalavras, o aluno deve ler uma lista de palavras que não existem no dicionário. O objetivo é identificar se o aluno é de fato capaz de decodificar as sílabas e a combinação delas. Já o terceiro teste, de leitura de texto, avalia prosódia, ritmo e interpretação. O aluno deve ler em voz alta um texto simples e, depois, responder algumas perguntas.

A diretora da Escola Elsa Macedo, Rosangela Valenga, destaca que a avaliação fornece subsídios para o professor lançar metas do que pretende alcançar. “Conhecendo o nível onde nosso aluno se encontra no aprendizado, podemos traçar objetivos para melhorar o aprendizado. A prova de leitura está alinhada com as novas configurações na Base Nacional Comum Curricular que determina que a criança, ao terminar o segundo ano, deve estar alfabetizada e com leitura fluente”, ressalta.

A Prova Paraná é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação para identificar as principais dificuldades de ensino dos alunos. Com foco nos resultados, as equipes podem elaborar Planos de Ação voltados à melhoria da aprendizagem em apoio às escolas. A próxima avaliação está prevista para o mês de setembro.

Informações Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Recomendados

IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização
aRede aRede
aRede
aRede