Justiça garante que bebê receba transplante de amiga da família | aRede
PUBLICIDADE

Justiça garante que bebê receba transplante de amiga da família

<span style="color: rgb(0, 0, 0);">Por não haver grau de parentesco entre doadora e receptora, fez-se necessário a medida judicial para autorizar o transplante de fígado</span>

Bebê nasceu com uma doença no fígado e necessitava de um transplante para continuar vivendo
Bebê nasceu com uma doença no fígado e necessitava de um transplante para continuar vivendo -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Por não haver grau de parentesco entre doadora e receptora, fez-se necessário a medida judicial para autorizar o transplante de fígado

A equipe da sede da Defensoria Pública do Estado do Paraná em Castro foi procurada para atender uma demanda na área cível. Na ocasião, a mãe de um bebê de onze meses de idade relatou que a filha nasceu com uma doença no fígado e que necessitava de um transplante do órgão para continuar vivendo.

Uma cirurgia para corrigir o problema foi realizada quando a pequena tinha cinquenta e cinco dias de vida, mas sem sucesso. Desde então, a família está em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde existe um hospital especializado para atendê-la. A necessidade do transplante de órgão surgiu após o esgotamento as medidas terapêuticas e medicamentosas.

Ao realizar testes, descobriu-se que uma amiga da família possuía compatibilidade de órgão. No entanto, quando o doador não possui nenhum grau de parentesco próximo com o receptor, faz-se necessário uma medida judicial para autorizar o transplante. A mãe, então, procurou a DPE-PR, que prontamente atendeu a demanda.

Em seu pedido, realizado em caráter de urgência, a Defensoria Pública do Estado do Paraná anexou documentos que provavam a necessidade do transplante e o Termo de Consentimento Informado assinado pela responsável legal da criança e a doadora. Logo em seguida, o juiz deferiu o pedido.

O dr. Rafael de Matos Souto, defensor público responsável pelo caso, destaca que “são situações dessa natureza que nos fazem refletir que a imprescindibilidade dessa Instituição vai muito além daquilo que podemos idealizar”.

A cirurgia foi realizada no dia 1° de julho e, segundo informações do hospital, a bebê e a doadora passam bem.

O que diz a Lei

A Lei que dispõe sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento é a n° 9.434, de 04 de fevereiro de 1997. Segundo ela,” é permitida à pessoa juridicamente capaz dispor gratuitamente de tecidos, órgãos e partes do próprio corpo vivo, para fins terapêuticos ou para transplantes em cônjuge ou consanguíneos até o quarto grau, ou em qualquer outra pessoa, mediante autorização judicial”.

Informações Defensoria Pública do Estado do Paraná

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE