Governador anuncia nova proposta a servidores | aRede
PUBLICIDADE

Governador anuncia nova proposta a servidores

<b>Estado oferecerá 5,08% de reajuste, com 2% já em janeiro do próximo ano. Documento ainda não foi entregue ao comendo de greve, que se reúne no sábado (13) em nova assembleia.</b>

Imagem ilustrativa da imagem Governador anuncia
nova proposta a servidores
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Estado oferecerá 5,08% de reajuste, com 2% já em janeiro do próximo ano. Documento ainda não foi entregue ao comendo de greve, que se reúne no sábado (13) em nova assembleia.

O governador Ratinho Junior (PSD) anunciou nesta sexta-feira (12) uma nova proposta aos servidores estaduais, esperando o fim da greve que se estende desde o dia 25 de junho. Ele confirmou a implantação da data-base, com a primeira parcela de 2% liberada em janeiro de 2020. No total, o Estado vai pagar 5,08% de reposição.

Com a formalização da proposta deve haver a reposição de aulas na rede estadual, principal serviço público afetado pela ação de movimentos grevistas. O trabalho deverá ser realizado durante o período de recesso escolar. Caso não haja reposição de horas e aulas, haverá aplicação de faltas, com desconto em folha dos dias parados, de acordo com o governo.

Ratinho Junior ainda reafirmou que o Estado está fazendo um grande esforço para honrar o compromisso de implantação da data-base. O governador lembra que houve queda do PIB no primeiro trimestre, além de redução de receitas de impostos e de transferências federais neste ano.

A nova proposta traz a realização de concursos públicos para seleção de 2.560 policiais militares, 400 policiais civis (50 delegados, 50 papiloscopistas e investigadores), 96 peritos e médicos para a Polícia Científica, 1.269 agentes de cadeia, 400 profissionais da Saúde, 80 para a Agência de Defesa Agropecuária e 988 professores. Também foram previstos concursos para contratação de servidores para o Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE), que inclui profissionais para a Administração Direta, para o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e para o Teatro Guaíra.

Apesar do anúncio, o comando de greve – liderado pelo Fórum das Entidades Sindicais – emitiu um posicionamento nas redes sociais alegando que ainda não recebeu a proposta documentada e que, por isso, as manifestações e paralisações estão mantidas. “O Fórum dos Servidores informa que ainda não teve acesso a proposta do governo. Está aguardando na Alep o líder do governo entregar a proposta para análise. Assim que tiverem acesso, ela será avaliada e categorias podem realizar assembleias e avaliar se aceitam ou não”, diz a nota, divulgada às 17h30 de sexta-feira (12).

APP-Sindicato tem assembleia neste sábado

Principal categoria mobilizada, os professores se reúnem às 8h30 deste sábado (13) em assembleia convocada pelo APP-Sindicato em Curitiba. A expectativa é de que o documento oficial com a proposta do governo já esteja nas mãos do comando de greve, para que seja analisada a proposta e votado o fim das manifestações. Durante a sexta (12), o governador chegou a anunciar o fim da greve do funcionalismo através de canais oficiais de comunicação. A decisão, no entanto, cabe exclusivamente aos servidores.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE