Paraná registra um mês sem chuvas significativas

Cotidiano

17 de agosto de 2019 18:57

Banda B


Relacionadas

Creche garante direitos de recém-nascidos na prisão

PR registra recorde de doações de órgãos para transplante

90,9% dos paranaenses estão endividados

Casal é preso por agredir filho adotivo; criança está na UTI
Jovem que morreu atropelado teria festa de noivado hoje
Paulo Martins quer votar 2ª instância antes do recesso
Geladeira pode representar até metade da conta de luz
A escassez das chuvas pode causar problemas respiratórios e aumenta a incidência de queimadas Foto: Divulgação Prefeitura Ponta Grossa
PUBLICIDADE

A escassez das chuvas pode causar problemas respiratórios e aumenta a incidência de queimadas


Sem chuvas significativas há mais de um mês, o Paraná entrou em estado de atenção. De acordo com o Instituto Meteorológico Simepar, a umidade relativa do ar ficou abaixo dos 50% em praticamente todo o estado, sendo que a situação está ainda mais crítica em cidades do noroeste, como Maringá e Paranavaí.

A escassez das chuvas e baixa umidade relativa do ar são comuns no inverno e potencializam, por exemplo, a incidência de queimadas. O Corpo de Bombeiros tem feito um grande número de atendimentos de incêndios ambientais. Apenas nesta sexta-feira (16), foram 16 atendimentos em Curitiba e região metropolitana.

Outra consequência tem relação com a respiração. Ao se afetar pelo tempo seco, o morador da região pode ter ardência e irritação nos olhos e garganta, tosse seca ou “cheia” e boca seca, o que exige alguns cuidados especiais. Segundo a Organização Mundial da Saúde, em condições próximas aos 30%, é importante evitar exercícios físicos ao ar livre, umidificar o ambiente através de vaporizadores e toalhas molhadas e consumir água à vontade.

Segundo o meteorologista Samuel Braun, o tempo seco deve persistir ao longo do fim de semana, mas uma mudança já está prevista para o começo da próxima semana. “Teremos um aumento de umidade, mas a chuva ainda será bastante baixa, com apenas alguma garoa. O destaque mesmo é para a redução de temperatura”, comentou.


Com informações da Banda B

PUBLICIDADE

Recomendados

IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização