Paraná registra um mês sem chuvas significativas

Cotidiano

17 de agosto de 2019 18:57

Banda B

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Opção por telas maiores cresce para residências

Higi Serv substitui uniformes em prol da sustentabilidade

PMs serão ouvidos sobre morte de menina de 8 anos

Caminhão carregado com frango pega fogo na BR-376
EUA reforça presença militar no Oriente Médio após ataque
Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 44 milhões
Luciano Huck articula para ser candidato em 2022
A escassez das chuvas pode causar problemas respiratórios e aumenta a incidência de queimadas Foto: Divulgação Prefeitura Ponta Grossa
PUBLICIDADE

A escassez das chuvas pode causar problemas respiratórios e aumenta a incidência de queimadas


Sem chuvas significativas há mais de um mês, o Paraná entrou em estado de atenção. De acordo com o Instituto Meteorológico Simepar, a umidade relativa do ar ficou abaixo dos 50% em praticamente todo o estado, sendo que a situação está ainda mais crítica em cidades do noroeste, como Maringá e Paranavaí.

A escassez das chuvas e baixa umidade relativa do ar são comuns no inverno e potencializam, por exemplo, a incidência de queimadas. O Corpo de Bombeiros tem feito um grande número de atendimentos de incêndios ambientais. Apenas nesta sexta-feira (16), foram 16 atendimentos em Curitiba e região metropolitana.

Outra consequência tem relação com a respiração. Ao se afetar pelo tempo seco, o morador da região pode ter ardência e irritação nos olhos e garganta, tosse seca ou “cheia” e boca seca, o que exige alguns cuidados especiais. Segundo a Organização Mundial da Saúde, em condições próximas aos 30%, é importante evitar exercícios físicos ao ar livre, umidificar o ambiente através de vaporizadores e toalhas molhadas e consumir água à vontade.

Segundo o meteorologista Samuel Braun, o tempo seco deve persistir ao longo do fim de semana, mas uma mudança já está prevista para o começo da próxima semana. “Teremos um aumento de umidade, mas a chuva ainda será bastante baixa, com apenas alguma garoa. O destaque mesmo é para a redução de temperatura”, comentou.


Com informações da Banda B

PUBLICIDADE

Recomendados

IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização
aRede aRede
aRede
aRede