Alep vai votar projeto que prevê reajuste de 4,94% ao Judiciário | aRede
PUBLICIDADE

Alep vai votar projeto que prevê reajuste de 4,94% ao Judiciário

Índice total do reajuste ofertado aos servidores do Executivo é de 5,08% parcelado

Imagem ilustrativa da imagem Alep vai votar projeto que prevê reajuste de 4,94% ao Judiciário
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Índice total do reajuste ofertado aos servidores do Executivo é de 5,08% parcelado

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) anunciou, nesta segunda-feira (19), que a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) irá votar em separado a data-base dos servidores do Poder Judiciário. Com a decisão, é provável que o projeto que prevê reajuste de 4,94% em parcela única seja aprovado pela Casa. A votação havia sido suspensa no primeiro semestre pelo presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB), que afirmava na ocasião que ela só ocorreria se houvesse acordo para a aprovação dos servidores do Executivo estadual.

Em nome de uma chamada “isonomia” entre os poderes, a Alep apresentou na semana passada um projeto que equiparava o reajuste do Tribunal de Justiça (TJ-PR), Ministério Público (MP-PR) e Tribunal de Contas do Estado (TCE) ao valor ofertado pelo governador Ratinho Junior aos servidores do governo, como professores e policiais.

O índice total do reajuste ofertado aos servidores do Executivo é de 5,08% parcelado, com a aplicação de 2% em janeiro de 2020 e mais duas parcelas, de 1,5% cada, em janeiro de 2021 e em janeiro de 2022.

A mudança de entendimento de deputados estaduais aconteceu após mobilização do Sindicato dos Servidores do Poder do Judiciário (Sindijus). Após o anúncio de Romanelli, alguns servidores chegaram a comemorar a decisão nas galerias da Alep.

“Queremos igual”

Diante do anúncio de Romanelli, o Fórum das Entidades Sindicais (FES) informou que não é contrário ao reajuste dos servidores do Judiciário, mas disse esperar que os servidores do Executivo também consigam a reposição da inflação.

A coordenadora do FES, Marlei Fernandes, informou que a mobilização e as conversas com os deputados continuam. “Não será o primeiro ano de um reajuste diferenciado [entre os poderes]. Em 2017 e 2018, nós servidores do Executivo não tivemos reajuste, enquanto os servidores dos outros poderes, que também são trabalhadores do estado, tiveram a reposição. Nos causou até surpresa fazer igualitário. Mesmo que os outros poderes digam que cada um tem seus recursos financeiros próprios, nós fazemos um debate de que todo recurso é do povo do Paraná e que isso precisa ser melhor discutido. Nós não somos contrários ao reajuste dos outros poderes, mas queremos acertar para que o nosso fique igual”, disse.

O FES não descarta entrar novamente em greve, mas faz no momento o acompanhamento para tentar encontrar possibilidades de reajuste também ao Executivo em 2019.

As informações são da Rádio Banda B.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE