Novo RG tem QR Code e traz dados de 12 documentos | aRede
PUBLICIDADE

Novo RG tem QR Code e traz dados de 12 documentos

Documento Nacional de Identidade (DNI) pode trazer o número de vários outros documentos, como título de eleitor, carteira nacional de habilitação e cartão nacional de saúde

Documento Nacional de Identidade (DNI) pode trazer o número de vários outros documentos
Documento Nacional de Identidade (DNI) pode trazer o número de vários outros documentos -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Documento Nacional de Identidade (DNI) pode trazer o número de vários outros documentos, como título de eleitor, carteira nacional de habilitação e cartão nacional de saúde

O novo modelo de RG começou a ser emitido nesta semana no Paraná e em outros sete Estados, além do Distrito Federal, e permite incluir 12 documentos em um só. Além disso, ele conta com QR Code para comprovar a autenticidade das informações. Este ainda não é o Documento Nacional de Identidade, a proposta de unificação dos RGs com dados semelhantes em todo país, motivo pelo qual ainda apenas alguns estados podem emitir a versão atualizada do RG. São eles: Goiás, Mato Grosso, Acre, Maranhão, Ceará, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. 

No documento, podem ser incluídos dados para além do número de CPF, tipo sanguíneo e cadastro de NIS, PIS ou PASEP, já permitidos na versão atual. A lista completa de documentos é: 

·         Nome Social

·         Fator RH (tipo sanguíneo)

·         CPF

·         DNI (Documento Nacional de Identificação)

·         CNS (Cartão Nacional de Saúde)

·         NIS / PIS/ PASEP

·         Certidão Militar

·         CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social)

·         CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

·         Título de Eleitor

·         Identidade Profissional

É importante ter em mente, contudo, que, para inclusão de todos essses dados no seu novo RG, é preciso que se comprove as informações com os documentos originais. Para aumentar a segurança, o documento agora conta com outros mecanismos, como QR Code, além de mudança de relevo e informações sensíveis à luz ultravioleta. 

O novo documento está começando a ser emitido a quem precisa renovar ou retirar uma primeira via. Contudo, a versão antiga ainda continua valendo. A mudança tem como base o decreto 9.278/2018, sendo que deve passar a valer em todo Brasil já em março do ano que vem. 

Outra novidade é que agora é possível emitir o RG em formato menor, chamado de cartão. Ele conta com dimensões de 85,6 x 54 mm e chip para leitura por aproximação. 

Leia mais sobre o assunto clicando aqui

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE