Utilização do álcool em gel em crianças requer cuidados | aRede
PUBLICIDADE

Utilização do álcool em gel em crianças requer cuidados

Houve aumento dos casos de intoxicação pelo produto

Houve aumento dos casos de intoxicação pelo produto
Houve aumento dos casos de intoxicação pelo produto -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Houve aumento dos casos de intoxicação pelo produto

O aumento da higienização das mãos com álcool em gel está sendo uma prática bastante comum entre a população, devido a pandemia do Coronavírus. Com isso também houve aumento dos casos de intoxicação pelo produto, principalmente nas crianças.

Para reduzir os riscos à saúde causados pela exposição tóxica, a Anvisa divulgou uma nota técnica que alerta sobre o aumento dos casos de intoxicação, orientando a população para a adoção de ações preventivas direcionadas às crianças, que são as vítimas mais comuns.

O documento foi elaborado com base nos dados dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox). Para se ter uma ideia do crescimento dos casos de intoxicação por álcool em gel, de janeiro a abril deste ano houve 108 registros, frente a 15 casos em 2018 e 17 no ano de 2019. É perceptível, portanto, o aumento expressivo dos casos em 2020, fazendo com que esta ocorrência seja relacionada ao enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus, uma vez que a higienização frequente das mãos tem sido incentivada como forma de prevenir o contágio.

É importante ressaltar que as vítimas mais comuns são as crianças. Dos 108 casos registrados nos quatro primeiros meses deste ano, 88 deles envolveram o público infantil. O ambiente doméstico é o principal local em que ocorrem as intoxicações, que geralmente não são intencionais. Para evitá-las, a melhor medida é a prevenção, de modo a criar um ambiente seguro para as crianças.

Orientações

- O mais recomendado e lavar as mãos das crianças com água e sabonete. A eficiência da lavagem com sabonete é equivalente à utilização do álcool em gel 70% no controle da propagação da Covid-19. Restrinja o uso do álcool em gel para as ocasiões em que a lavagem das mãos não for possível.

- Mantenha o produto fora do alcance das crianças, principalmente das crianças menores, entre 1 e 5 anos de idade.

- O álcool, seja na forma líquida ou em gel, é um produto inflamável e pode causar acidentes com fogo. Ao aplicar o produto, não fique perto de fogões, isqueiros, fósforos etc. Mantenha o produto longe do fogo e do calor.

- Evite o armazenamento desses produtos em recipientes diferentes e não etiquetados.

- Não utilize o produto em forma de aerossol nas crianças.

- O álcool em gel pode ser extensivo ao uso infantil, desde que aplicado por um adulto ou sob a supervisão de um adulto.

Com informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE