Uma pessoa morre por dia em confrontos com a PM no Paraná | aRede
PUBLICIDADE

Uma pessoa morre por dia em confrontos com a PM no Paraná

Ao longo dos primeiros seis meses do ano, foram 183 mortes.

Ao longo dos primeiros seis meses do ano, foram 183 mortes.
Ao longo dos primeiros seis meses do ano, foram 183 mortes. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ao longo dos primeiros seis meses do ano, foram 183 mortes.

Dados divulgados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), nesta segunda-feira (24), mostram que uma pessoa morreu por dia em confrontos com a Polícia Militar do Paraná (PMPR) durante o primeiro semestre de 2020. Ao todo, ao longo dos primeiros seis meses do ano, foram 183 mortes.

De acordo com o coordenador estadual do Gaeco, Leonir Batisti, há uma interpretação dentro da PMPR que os números refletem uma ação mais rápida. “Vale destacar que o Ministério Público do Paraná (MP-PR) apura todos os casos, seja uma ação que constituiu uma ação correta, como um assalto em que testemunhas confirmam que os suspeitos estavam armados e houve a situação de confronto. Em segundo plano, há situações de legítima defesa, na qual policiais se utilizam da força para se proteger ou agir em favor de terceiro, e que devem ser analisadas caso a caso. Mas, também há casos de erro ou má-fé na conduta policial e que também devem ser verificadas”, explicou.

O Gaeco faz parte do MP-PR e tem, entre suas funções, o controle externo da atividade policial. Além dos confrontos com a PMPR, o Gaeco confirmou apenas mais uma morte em ações policiais: uma ocorrida em Curitiba, pela Guarda Municipal. A Polícia Civil não teve registro de mortes em confronto.

Com as 184 mortes, o Gaeco registrou um aumento de 13,58% em relação ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram 162 mortes.

Estratégia nacional

O controle estatístico das mortes em confrontos policiais pelo Gaeco faz parte de estratégia institucional de atuação do MP-PR com o objetivo de contribuir para diminuir a letalidade das abordagens conduzidas pela polícia. As iniciativas do Ministério Público com esse intuito são constantemente discutidas com representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública, da Polícia Civil e da Polícia Militar.

O Ministério Público do Paraná, a exemplo dos demais MPs do Brasil, aderiu ao programa nacional “O MP no enfrentamento à morte decorrente de intervenção policial”, instituído pelo Conselho Nacional do Ministério Público, por meio da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança. A iniciativa do CNMP tem como objetivo assegurar a correta apuração das mortes de civis em confrontos com policiais e guardas municipais, garantindo que toda ação do Estado que resulte em morte seja investigada.

Com informações do portal Banda B

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE